Desde quando deixaram o Instagram, seus cofundadores, Kevin Systrom e Mike Krieger, não falaram nada sobre o novo aplicativo que estavam trabalhando. Agora finalmente o mistério foi revelado, trazendo uma plataforma que funciona com Inteligência Artificial, sendo "uma espécie de TikTok para texto, embora você também possa chamá-lo de Google Reader renascido como um aplicativo móvel ou talvez até mesmo um ataque surpresa no Twitter", disse Kevin Systrom em entrevista com Casey Newton, da Platformer.

Em 2018, os fundadores do Instagram deixaram a empresa e disseram publicamente que estavam saindo para atiçar novamente sua "criatividade e curiosidade novamente". Entretanto, ao mesmo tempo, sabe-se que houve tensões entre os cofundadores da rede social e Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que comprou o Instagram. Após deixar a companhia, Kevin e Mike chegaram a lançar um site em 2020, que tinha como objetivo rastrear a disseminação do COVID-19.

Criadores do Instagram lançam Artifact, um tipo de TikTok de textos

Artifact é o novo app criado pelos co-fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger. The New York Times (Foto por Christie Hemm Klok)
Artifact é o novo app criado pelos co-fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger. The New York Times (Foto por Christie Hemm Klok)

O lançamento do aplicativo Artifact mostra como a inteligência artificial continua desempenhando um importante papel no controle das pessoas que consomem conteúdo em redes sociais. Um exemplo da importância disso é a utilização de algoritmos pelo TikTok para mostrar aos seus usuários vídeos que eles podem se interessar. No caso do Artifact, os usuários visualizam um feed de notícias selecionadas de veículos de informação como o The New York Times.

Quando um usuário seleciona um artigo para ler no app Artifact, são exibidos links de textos semelhantes. Ao mesmo tempo, isso ajuda o aplicativo a entender mais sobre as preferencias de leitura da pessoa. Há também outros recursos como, por exemplo, um feed de notícias postadas por pessoas que você segue, incluindo comentários feitos por ela em algum artigo.

Existe a possibilidade de mandar mensagens privadas para os amigos para discutir sobre acontecimentos autuais ou sobre uma temática abordada em um artigo.

Como é o funcionamento do app Artifact?

Ao se cadastrar no aplicativo Artifact, é solicitado ao usuário a escolha de dez ou mais tópicos para personalizar o feed de notícias. No app, há uma página chamada "para você", assim como o TikTik, além de dizer o quanto de um artigo uma pessoa leu. Caso a pessoa comece a ler mais histórias sobre, por exemplo, "design de interiores", a página "para você" irá exibir mais artigos com essa temática.

Dentro do Artifact há também uma seção chamada "manchetes", que mostra artigos de notícias sobre acontecimentos recentes. Mas analisando tudo isso, vemos que redes sociais como o Facebook e o Twitter já fazem algo semelhante ao exibir postagens, fotos e vídeos aos usuários. Além disso, o Google Notícias já conta com a seção "para você" e "manchetes" (destaques jornalísticos na página em português).

Há muito o que se ver ainda para termos a certeza de que o app Artifact, dos cofundadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger, irá se destacar em meio à concorrência.