Por um acaso você já ouviu alguém ao seu redor dizer: "Espere, eu preciso fazer o meu BeReal!"? Em suma, essa frase tem interrompido muitas conversas com amigos nas últimas semanas no mundo todo. Mas afinal, o que significa BeReal?

As mídias sociais são uma experiência inautêntica, que se baseia em divulgar fotos e momentos com um público seleto de seguidores. Entretanto, independente do que as pessoas postam, existe um entendimento de que a maioria das pessoas não está se comportando como o seu eu real.

É dito isso pois, em geral, as pessoas postam apenas fotos de momentos felizes, ou disfarçam um sorriso, para aparecer na internet (mesmo que o dia tenha sido péssimo). E é aqui que entra o BeReal: Trata-se de um aplicativo que afirma que o seu eu real e autêntico. Abaixo, entenda como ele funciona.

O que é a rede social BeReal?

Créditos: Divulgação/BeReal
Créditos: Divulgação/BeReal

O app BeReal é muito mais interessante do que você pensa. BeReal, um aplicativo francês de compartilhamento de fotos, que combina stories do Instagram e Snapchat, juntando-se à efemeridade deste último (você só pode postar uma vez por dia, que desaparece após 24 horas) com a mundanidade do primeiro.

O aplicativo envia notificações lembrando você de postar todos os dias. Inclusive, se você não postar, não pode ver as postagens de seus amigos. Ademais, você é obrigado a postar o que está fazendo, independentemente de ser interessante ou não.

Além disso, o aplicativo exige que você publique uma selfie com cada foto, e não há filtros ou software de edição que você pode adicionar para melhorar a fotografia. De acordo com o BeReal, o objetivo do app é "descobrir quem seus amigos realmente são em sua vida diária".

Dadas essas inúmeras limitações sobre o que você pode postar, pode-se pensar que a BeReal seria um fracasso maciço. Entretanto, o aplicativo tem atraído pessoas exaustas de supostas falsidades nas redes sociais, tais como as postagens do Instagram e Facebook.

Sendo assim, o BeReal fornece um vislumbre da vida real de seus usuários, por mais mundanos que sejam, servindo como um lembrete para parar e apreciar as pequenas coisas. E o principal: viver a realidade de cada um.

Por que usar o BeReal?

BeReal é o mais recente app de uma longa série de tentativas de escapar das pressões das mídias sociais, via redes sociais. Como o TikTok ganhou popularidade pela primeira vez, ele foi elogiado como uma plataforma mais autêntica para os usuários serem — e parecerem — eles mesmos.

No entanto, até o TikTok tem filtros de beleza. Essas tendências apontam para a mesma conclusão: estamos exaustos pelas obrigações que as plataformas dominantes de mídia social impõem para retomar, retocar e nos reinventar toda vez que queremos postar.

No fim, o BeReal é tão limitador, que se torna libertador. O aplicativo remove a opção de planejar a foto perfeita, alterar nossas aparências e ambientes. Não há filtros de beleza ou efeitos vintage. Se você tiver sorte, o aplicativo pode pegá-lo a tempo de um coquetel perfeitamente estético, ou em um festival de música.

Porém, na maioria dos dias, você será convidado a compartilhar uma foto sua olhando para o computador, suando na esteira, ou indo no supermercado. A beleza é que vai fazer você perceber que a vida de todos os outros pode ser tão tediosa quanto a sua.

Agora estamos cientes que a maioria das mídias sociais pinta retratos extremamente imprecisos da vida das pessoas. Ainda assim, é fácil cair na armadilha de acreditar que seus amigos estão levando vidas muito mais interessantes do que as suas quando apenas vislumbres de seus melhores momentos, posados e polidos, são tornados acessíveis.

Como usar o BeReal?

Abaixo, veja como usar o aplicativo;

  • Abra o aplicativo BeReal;
  • Em seguida, insira o seu nome, e toque em Continuar;
  • Depois disso, insira a data do seu nascimento, e toque em Continuar;
  • Logo após, adicione o seu número de telefone, e toque em Continuar;
Como usar o BeReal?
Como usar o BeReal.
  • Posterior a isso, insira o código enviado ao seu smartphone, via SMS;
  • Depois, crie o seu nome de usuário, e toque em Continuar;
  • Logo após, permita (ou não), que o app acesse os seus contatos;
  • Por fim, o app solicitará a primeira foto para fazer a sua primeira postagem na rede social. Para isso, toque na notificação enviada, e permita que o app acesse a sua câmera.
Como usar o BeReal?
Como usar o BeReal.