Preocupado com os insultos e mensagens abusivas que acabam incentivando o cyberbullying, o Twitter está considerando criar uma ferramenta que limita e controla as menções de outros perfis na plataforma. O desenvolvimento desta opção já está em andamento e sendo testado por alguns usuários. O objetivo é evitar as mensagens de ódio que começam a viralizar de forma repentina.

Segundo a plataforma, o grande problema é que os usuários recebem notificações sempre que não são mencionados na rede social, mesmo quando se trata de um tópico irrelevante. Muitas vezes, as ofensas e xingamentos são usados nestas menções, o que pode facilmente viralizar um ato de cyberbullying .

Com a ferramenta, o usuário poderá remover a sua marcação deste e de qualquer outro tweet. É fato que o post continuará no ar podendo ser assunto de interação entre os seguidores do dono do post, mas sem notificar a pessoa mencionada e nem mesmo identificá-la como alvo de mensagens de ódio.

Maior controle de menções

Além de permitir retirar a menção do seu perfil em determinado tweet, a rede social também está considerando criar uma ferramenta mais radical. No caso, esse modelo permitiria que uma conta seja marcada apenas por perfis que ela segue, tornando o controle de menções a um âmbito mais restrito. Em tweets específicos, essa opção já pode ser configurada, permitindo a interação para usuários previamente determinados.

A ferramenta deve diminuir os discurso de ódio na plataforma, um dos grandes problemas atualmente. (Imagem: Reprodução)
A ferramenta deve diminuir os discurso de ódio na plataforma, um dos grandes problemas atualmente. (Imagem: Reprodução)

Esta seria mais uma tentativa para dizimar o cyberbullying na plataforma, diminuindo diretamente as pilhas de ódio que são direcionadas para um usuário específico. A empresa já considerou bloquear o perfil de cada pessoa que pratica este tipo de discurso, mas por conta do alto número, essa é uma ação inviável.

De acordo com o que foi apurado, alguns usuários já estão testando essas novas opções de privacidade na plataforma, mas ainda não há uma previsão para a chegada desses recursos para todos os perfis.