A desenvolvedora do Tinder anunciou que irá adicionar novas ferramentas para proteger os usuários, que poderão visualizar dados referentes aos antecedentes criminais de outro membro da rede social. Por enquanto ainda não sabemos quando - e se - chegará ao Brasil, visto que por aqui o acesso a tais detalhes são confidenciais.

A novidade terá impacto direto na usabilidade do aplicativo e pode fazer com que boa parte dos usuários ativos migrem para outras redes por medo de terem suas informações à mostra.

Mais segurança

O Match Group anunciou na manhã de ontem, segunda-feira (16), que irá adicionar novas ferramentas para analisar os antecedentes criminais dos usuários que se cadastrarem em seus aplicativos de relacionamento, dentre eles o Tinder, que nos últimos dois anos se tornou bastante popular no Brasil.

A checagem dos antecedentes será feita através da Garbo, organização sem fins lucrativos e que recebeu um investimento do grupo dono do Tinder para fornecer seus serviços de verificação para a plataforma de relacionamentos.

Tinder. (Foto: Reprodução/App Store).
Tinder. (Foto: Reprodução/App Store).

A Garbo informa que coleta "registros públicos e relatórios de violência ou abuso, incluindo prisões, condenações, ordens de restrição, assédio e outros crimes violentos", e seu site diz que aceita "relatórios policiais, ordens de ordens de proteção/restrição e outros documentos legais que denunciam abuso, assédio ou outros crimes.

A Garbo disse que não divulgará as acusações de porte de drogas para assumir uma "postura ativa em relação à equidade". Ele cita uma pesquisa sobre a porcentagem desproporcional de negros que são presos por acusações de drogas em comparação com os brancos.

A organização informou também que não divulga dados sobre violações no trânsito, tais como multas ou histórico de violência.

Leia também:

Início dos testes

Por enquanto apenas a versão do Tinder nos Estados Unidos receberá a novidade, que ainda está sendo testada e não foi inserida na versão beta ou estável do aplicativo, embora seja provável que a empresa adicione até o final do segundo semestre deste ano. Além disso, outros aplicativos do Match Group devem receber a ferramenta de checagem de antecedentes, dessa forma proporcionando maior segurança para todos os usuários da rede social.

Apesar de ser um recurso de proteção para todos, a verificação não será gratuita. O preço ainda não foi revelado, mas a desenvolvedora do Tinder garante que será acessível. Não será uma surpresa caso outros apps de relacionamento - como o Grindr, por exemplo - adotem novas políticas de verificação das informações de seus membros.

Fonte