Ao longo dos anos, as redes sociais, especialmente o Facebook, têm trabalhado para preencher essa lacuna e tornar mais fácil, talvez fácil demais, simplesmente entrar e comprar algo. Não é novidade que o Twitter não ficaria para trás e já testa posts com botões "COMPRAR" em alguns de seus tweets.

O comércio eletrônico faz cada vez mais sentido para todos, principalmente depois de 2020, quando a pandemia da COVID-19 paralisou o mundo, mas especificamente agora as redes sociais buscam uma maneira de entregar para seus usuários a capacidade de fazer compras rapidamente a partir de postagens ou vídeos.

O Facebook encheu sua própria rede, Instagram e WhatsApp já possuem recursos de compras. O YouTube também está testando a inclusão de links em alguns vídeos relacionados a produtos.

Twitter testa compras com "1 toque"

Claro que o Twitter também surfaria essa onda e não está fazendo questão alguma de manter segredo sobre o fato. O Twitter confirmou que estava testando maneiras de como tweets "orgânicos" poderiam ser usados ​​para fins de comércio eletrônico. Isso seria diferente dos anúncios propriamente ditos, pois os criadores são os que direcionam a narrativa e o tráfego para qualquer loja que estejam usando.

O experimento de e-commerce do Twitter foi relatado pela primeira vez pelo consultor de mídia social Matt Navarra, mostrando "cartões" do Twitter com um grande botão azul "SHOP". O cartão também inclui o nome do produto, é claro, mas também o preço do item. Isso pode ajudar os usuários a não ter que fazer compras para comprar algo que chame sua atenção e, certamente, trará lucro para a plataforma a longo prazo.

Esta iniciativa de comércio eletrônico vem na esteira de uma série de anúncios e vazamentos que giram em torno de como o Twitter planeja monetizar sua plataforma além de apenas anúncios. Além dos tweets pagos, a mais recente revelação é o sistema Super Follow, que transforma a rede social em algo como Patreon ou OnlyFans, premiando os seguidores com conteúdos exclusivos em troca de uma assinatura.