O TikTok anunciou uma nova medida que ajudará a plataforma a combater ainda mais contra a disseminação de possíveis fake news. A partir desta quarta-feira (3), qualquer vídeo que contenha informações duvidosas serão censurados com um aviso visível ao público. Alguns usuários dos Estados Unidos e Canadá já receberam a atualização com o recurso, o que indica que todos os outros também receberão dentro das próximas semanas.

As informações duvidosas ao qual a plataforma se refere, não estão relacionadas com mentiras, mas com informações que não podem ser confirmadas. O TikTok tem parceria com diversos veículos de checagem de informações e que fazem a revisão dos vídeos lançados na plataforma, apontando o que é fato, o que não é, e o que não pode ser confirmado.

Quando a plataforma reconhecer que certo vídeo contém uma informação suspeita, mas que não pode ser confirmada, então um aviso será exibido no topo da tela sinalizando aos espectadores que o conteúdo não pode ser verificado. O vídeo continuará disponível na plataforma, mas uma notificação será enviada ao autor, solicitando que tenha mais cuidado ao elaborar e compartilhar conteúdos com informações que podem não ser verdadeiras.

Além disso, quando o vídeo for sinalizado com conteúdo suspeito e algum usuário quiser compartilhar o conteúdo com outras pessoas, a plataforma começará a solicitar a confirmação do usuário, apresentando mensagem como;

Esse vídeo possui conteúdo que não pode ser verificado.

Deseja mesmo compartilhar com outras pessoas?

Leia também:

Luta contra Fake News

Assim como diversas outras plataformas e redes sociais, o objetivo do TikTok é reduzir o compartilhamento de vídeos que contribuem com a desinformação. As fakes news tem prejudicado muitas pessoas em todo o mundo, até mesmo tirando a vida de muitas delas, por isso há uma grande preocupação em torno desse assunto. Sobre isso, a plataforma comentou;

"Amamos que a criatividade da nossa comunidade incentive pessoas a compartilhar vídeos do TikTok com outras pessoas que possam apreciá-los. Mas criamos esse recurso para ajudar nossos usuários a estarem atentos ao que compartilham".

O TikTok informa que essa medida reduziu ao menos 24% do compartilhamento de vídeos com o aviso estampado. Além disso, qualquer vídeo que seja confirmado como fake news, são automaticamente removidos da plataforma. Isso é possível graças às agências de checagem de fatos que trabalham com o TikTok, e assim que constatam irregularidades, removem o vídeo.

Para ajudar ainda mais a combater o compartilhamento de notícias e informações falsas, a rede social diz que já adota outras medidas, e com espaço para mais. Uma delas, é que o TikTok deixa de recomendar vídeos com conteúdo questionável na aba ForYou de outros usuários da rede, evitando assim que a "desinformação" chegue para mais pessoas.