O TikTok tem se tornado cada vez mais comum entre os usuários de todo o mundo, e isso tem influenciado diretamente no aumento no número de usuários jovens utilizando a rede social. Essas contas passaram por uma nova atualização de privacidade que as torna privadas por padrão.

A mudança é válida a partir de hoje (13) e os usuários com idade de até 16 anos terão suas contas com configurações padronizadas, limitando quem pode ver e comentar seus vídeos. Somente os usuários que as adicionarem como amigos poderão ver seus vídeos, e sua conta não será sugerida a outros usuários, assim como é comum na plataforma.

Outra mudança é que a plataforma vai desativar completamente a opção de deixar qualquer pessoa comentar os vídeos desses usuários, mesmo que a conta seja pública. Apenas os amigos dos adolescentes poderão ver e comentar os vídeos dessas contas de usuários mais jovens. O recurso de "Dueto", que basicamente permite os usuários repostar ou responder ao vídeo de outra pessoa, será completamente desativado também, além da opção de baixar vídeos que também deixará de funcionar nas contas de pessoas de até 16 anos.

Protetor dos jovens

Essa mudança pode considerar o TikTok como a rede social que mais protege a integridade moral e física de seus usuários mais jovens. Esses adolescentes ainda poderão utilizar a rede social, assim como qualquer outra pessoa pode, mas essas opções que tendem a ser mais invasivas podem colocar em risco a inocência do público mais jovem, resultando assim na desativação desses recursos até que o jovem alcance a maior idade.

Não é de hoje que o TikTok realiza alterações na sua plataforma com o objetivo de proteger o público mais jovem. Em 2020, por exemplo, a rede social começou a permitir que os pais alterassem configurações que restringem o uso de uma conta de crianças de forma remota. No caso dos adolescentes, o TikTok também já havia desativado o envio de mensagens diretas para usuários de até 16 anos.