Nesta semana várias redes sociais anunciaram a suspensão das contas do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A medida tem como ponto de partida às diversas violações aos termos de uso cometidas após os eventos ocorridos no dia 6 de janeiro, em que houve a invasão do Capitólio (sede do Congresso norte-americano) por manifestantes pró-Trump.

Snapchat e YouTube

No total, mais de 12 plataformas restringiram o acesso de Donald Trump aos seus serviços, incluindo o Facebook, Instagram, Twitter e mais recentemente o Snapchat e YouTube. De acordo com informações, o Snapchat removeu o conteúdo do presidente várias vezes após ter comunicado sobre a violação dos termos de uso da rede social. A suspensão indefinida foi provocada não apenas por ações na rede mas também pelos registros de Trump de incitação à violência em outras plataformas.

Por outro lado, o YouTube está implementando uma suspensão de uma semana em seu canal depois de receber um aviso de acordo com as políticas da plataforma, informou a CNN. A plataforma de vídeo também excluiu vídeos do canal oficial da Casa Branca por violação das política, mas recebeu apenas um aviso, que é a etapa anterior a suspensão.

Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Márcio Bohrer.
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Márcio Bohrer.

Um porta-voz do YouTube informou que o canal está impedido de realizar transmissões ao vivo ou publicar novos conteúdos. Por ora a suspensão é de apenas 7 dias, porém o prazo pode ser estendido caso haja necessidade. Vale ressaltar que os comentários nos vídeos estão mantidos, mas podem ser bloqueados a qualquer momento pelo YouTube.

Leia também:

Perda do canal:

As políticas atuais do YouTube afirmam que um segundo aviso resultará em uma suspensão de duas semanas e somente no terceiro o canal será banido permanentemente por violação dos termos de uso.

Fonte: GSM Arena.