Recentemente a rede social Twitter começou a avisar os tweets (posts) que possuem conteúdo contestável ou que tem grandes chances de ser enganoso. Através desta funcionalidade, a plataforma irá alertar agora o usuário todas as vezes que houver um retuite ou citação de alguma postagem com conteúdo que represente alguma ameaça para a comunidade da rede social. A função ganhou recentemente a capacidade de avisar quando a pessoa tentar curtir algum tweet que represente algum risco, fazendo com que surja uma janela da mensagem para tomar cuidado e um botão escrito "saiba mais".

A pesquisadora Jane Manchun Wong que testa recursos experimentais descobriu a novidade no início de novembro. Seu teste foi realizado através de tweets que estavam relacionados às eleições. Ao tentar curtir a publicação, apareceu um aviso com os dizeres "Fontes oficiais podem não ter convocado a corrida quando isso foi tweetado".

Aviso do Twitter relatado por Jane Manchun Wong.
Aviso do Twitter relatado por Jane Manchun Wong.

Depois do término das eleições nos EUA, o Twitter revelou uma semana depois que considerou 300 mil tweets como enganosos entre o período de 27 de outubro e 11 de novembro. Deste total de publicações, 456 foram impedidas de serem retuitadas ou curtidas e acabaram sendo ocultadas e substituídas por um aviso. Segundo a equipe da empresa, houve uma redução de 29% nos tweets que continham informações enganosas.

Disponibilidade

Segundo o site The Verge, a nova funcionalidade está sendo disponibilizada na plataforma web (navegadores como Chrome e Firefox no PC) e no iOS. Infelizmente os usuários de smartphones Android irão começar a receber a nova função somente nas próximas semanas.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!