A Microsoft encerrou o suporte do Windows 10 Mobile no início de 2020, mas alguns fãs da gigante de Redmond ainda desejam um possível rival ao Android e iOS. Pensando nesse público, o designer do canal "AR 4789" resolveu criar um conceito mostrando como poderia ser o Windows 11 Mobile, sistema operacional para celulares com visual e recursos totalmente baseados na versão para computadores.

Conceito do Windows 11 Mobile

O vídeo começa mostrando a tela principal, com vários widgets e aplicativos fixados. O menu "Iniciar" foi posicionado em uma barra na parte inferior, que se oculta automaticamente para garantir uma melhor visualização. Ao lado, também é possível notar um botão dedicado aos "Espaços de Trabalho" e "Pesquisar".

Ao entrar no menu, o sistema exibe uma versão adaptada do Windows 11 para desktop, onde os aplicativos fixados são agrupados na parte superior da tela e exibidos em lista. A parte de baixo, por outro lado, mostra os arquivos recentes para facilitar uma nova abertura.

O Explorador de Arquivos também entrega um design muito semelhante ao do Windows 11, especialmente nos ícones, com a principal diferença sendo a possibilidade de criar abas. O menu de configurações do sistema é bem completo, com uma barra de pesquisa na área superior.

O conceito ainda revela uma central de notificações que, embora tenha uma construção semelhante ao do Android, exibe os ícones e estilo do Windows 11. Nessa área, encontramos os principais atalhos para determinadas funções, como controle de brilho, Wi-Fi e Bluetooth, por exemplo.

Sonho improvável

Apesar de interessante, o vídeo não passa de um conceito que, provavelmente, nunca deve virar realidade, já que a Microsoft não tem planos de voltar ao mercado de sistemas móveis, especialmente após o fracasso do Windows Phone e Windows 10 Mobile. Não é à toa que a empresa adota o Android no Surface Duo 2.