Problemas no reconhecimento de fala foram confirmados pela Microsoft na atualização KB5022913 para Windows 11 versão 22H2 e updates subsequentes. No documento de problemas conhecidos do Windows 11 22H2, a Microsoft diz que os computadores afetados podem falhar no reconhecimento de palavras ou na detecção de entrada em vários aplicativos. Veja a seguir os detalhes sobre o bug.

Microsoft confirma bugs no reconhecimento de fala no Windows 11

Atualização do Windows 11 versão 22H2 apresenta problemas no reconhecimento de fala. Fonte: Oficina da Net
Atualização do Windows 11 versão 22H2 apresenta problemas no reconhecimento de fala. Fonte: Oficina da Net

Lançada no final de fevereiro de 2023, a atualização KB5022913 e os patches lançados depois dela estão com um bug no sistema de reconhecimento de fala do Windows 11 versão 22H2, de acordo com a Microsoft. Segundo a empresa, os idiomas e aplicativos em chinês e japonês que utilizam a API "Windows.Media.SpeechRecognition" estão apresentando problemas. Felizmente, outras implementações de reconhecimento de fala, APIs e diferentes versões do Windows não são afetadas.

Solução temporária do problema

De acordo com a Microsoft, os administradores de computadores com Windows 11 versão 22H2 que estejam sofrendo com o problema a de reconhecimento de fala podem fazer o seguinte para atenuar temporariamente o bug:

Passo 01: Feche o aplicativo que está apresentando problemas com o reconhecimento de fala.

Passo 02: Abra o Gerenciador de Tarefas através do menu Iniciar.

Passo 03: Selecione a guia "Processos" à esquerda e, em seguida, selecione a coluna "Nome" para que a lista de processos seja classificada por seus nomes.

Passo 04: Encontre o processo "ctfrmon.exe" e selecione-o.

Passo 05: Clique no botão "Finalizar tarefa".

Passo 06: Verifique se um novo processo "ctfmon.exe" foi aberto automaticamente.

Pronto, agora provavelmente você deverá conseguir abrir o aplicativo afetado e usar o reconhecimento de fala e outros tipos de entrada.