O Windows 11 terá opções de boot com Rust dentro do kernel e ReFS como sistema de arquivos padrão ao invés de NFST. Essa mudança, segundo a empresa, fará com que o sistema operacional ganhe mais segurança, além de ganhar um sistema de arquivos mais robusto eficiente. O uso da Rust no Windows 11 foi anunciado durante a conferência BlueHat IL 2023, que ocorreu no final de março, enquanto o sistema de arquivos ReFS (Resilient File System) já estava presente como visualização de uma compilação do sistema operacional no início deste ano, embora não fosse possível utilizá-lo em edições de consumidor do Windows.

Windows 11 ganha mais segurança e novo sistema de arquivos padrão

Windows 11 ganha mais segurança com Rust no Kernel e sistema de arquivos mais robusto com ReFS. Fonte: Oficina da Net
Windows 11 ganha mais segurança com Rust no Kernel e sistema de arquivos mais robusto com ReFS. Fonte: Oficina da Net

A Rust, segundo o site Wired, é uma linguagem de memória que oferece uma segurança maior contra ataques de injeção, parecido com linguagens como Java. Seu desenvolvimento foi feito com o objetivo de impedir que programas acessem de forma acidental dados não intencionais de memória do computador. Nas próximas semanas ou meses, os usuários poderão utilizar o Rust no kernel, onde haverá a conversão de alguns tipos de dados C++ internos em equivalentes escritos em Rust.

A Microsoft já obteve avanços consideráveis como, por exemplo, no uso de APIs Rust como Vec e Result, que são mais fáceis de escrever e entender do que suas contrapartes em C++. Além disso, o código que foi portado entregou um bom resultado, sem diferença perceptível nos aplicativos do Office, de acordo com dados obtidos através do PCMark 10.

Ao integrar o Rust ao Windows 11, forçou os desenvolvedores a criar algumas mudanças na linguagem, inserido mais métodos try_ para Vec que não entram em pânico no OOM. Ao mesmo tempo, ainda existem diversas chamadas de códigos que são "inseguros" para funções externas, mas o número de blocos e funções vulneráveis vem diminuindo a medida que mais códigos são portados.

Substituição do NTFS pelo ReFS no Windows 11

O ReFS (Resilient File System) foi desenvolvido pela Microsoft para substituir o NTFS (New Technology File System). O objetivo é que o novo sistema de arquivos substitui o NTFS em novas instalações do Windows 11. Esta mudança trará vários benefícios como, por exemplo, melhorar a resistência a corrupção de arquivos e outros recursos listados neste documento publicado pela Microsoft.

Por enquanto, as edições de consumidor do Windows 11 não permitem a utilização do ReFS, mas acredita-se que em breve haverá atualizações para ampliar o uso do novo recurso para os usuários do sistema operacional.