Não vou nem segurar a informação até o final do texto, o dispositivo Android da Microsoft chegará por US$1.399 e as vendas começarão no dia 10 de setembro.

Agora temos mais dados a respeito das especificações do dispositivo da Microsoft. Assim como informado anteriormente o processador será o Snapdragon 855 do ano passado, duas telas OLED de 5,6 polegadas, FullHD+, com proporção de 4:3, bateria de 3.577mAh, 6GB de memória RAM e versão com 128GB e 256GB de armazenamento interno.

O dispositivo chega trazendo uma câmera de 11 megapixels, f/2.0. A Microsoft vem dibulgando um recurso denominado "super zoom" que pode aproximar em até 7x o objeto de foco da captura, porém esse zoom é digital. A câmera será capaz de gravar vídeos em 4K, até 60 qps e traz estabilização eletrônica de imagem.

Microsoft Surface Duo - O que vem na caixa.
Microsoft Surface Duo - O que vem na caixa.

O principal recurso do Surface Duo é sua habilidade multitarefa com Android 10 e execução de uma interface personalizada que a Microsoft acredita que será uma virada de jogo para a produtividade em movimento.

A Microsoft reformulou seus aplicativos Office e OneDrive Android especificamente para o Duo e terceiros, como a Amazon e seu aplicativo Kindle, que também serão compatíveis com o formato de tela duplo do dispositivo, aproveitando assim o máximo do hardware disponível.

O Surface Duo também funciona com todos os aplicativos Android existentes e vem com seus próprios algoritmos que podem prever onde você gostaria de ver o conteúdo e como abrir novos aplicativos lado a lado.

Sua dobradiça de 360 ​​graus oferece diferentes modos de uso, tornando o dispositivo ainda mais versáteis. Ambas as telas vêm com suporte para canetas Surface da Microsoft.

Outro diferencial é que diferente dos dispositivos com duas telas já presentes no mercado, o Surface Duo é bastante fino, medindo apenas 9,6mm quando dobrado. E mesmo com essa espessura, possui bateria de mais de 3.500 mAh.

A promessa é de que a mesma tenha a capacidade de reproduzir de forma ininterrupta 15,5 horas de vídeo e até 27 horas de conversação. O kit base entregará um carregador de 18W.

Não foi mencianada a presença de versão 5G e também não foi citado a presença de NFC e, como todos imaginavam, não existe classificação IP para o dispositivo, visto que é um "dobrável" e acredito que ainda não tenhamos tecnologia para certificação de resistência a poeira e água em partes móveis.

Não temos informações a respeito de expansão de memória ou se o som do dispositivo é estéreo. O Surface Duo estará disponível nos Estados Unidos pela T-Mobile, AT&T e Verizon. Suporta nano SIM + eSIM (sem eSIM no modelo AT&T). Infelizmente até a presente data, não temos dados sobre quando o dispositivo será disponibilizado em outros mercados.