Na segunda-feira (08), a Microsoft liberou o teste público do seu navegador Edge. Ele conta com uma interface diferenciada por usar  a mesma base do Google Chrome. O navegador está disponível para download no Windows 10, e ainda versões futuras serão compatíveis com o Windows 7, 8.1 e macOS. Alguns recursos ainda estão faltando, incluindo a sincronização completa com a nuvem, mas devem chegar nas próximas semanas.

Aparentemente, o visual do novo Edge é semelhante ao do Chrome, porém, a experiência é uma pouco diferente. O navegador faz login automaticamente através da conta do usuário da Microsoft. Vale mencionar que existe a opção de importar os seus dados do Chrome, Edge, Internet Explorer e Firefox, além disso é possível começar do zero.

Microsoft inicia teste do seu navegador Edge baseado no Chrome.
Microsoft inicia teste do seu navegador Edge baseado no Chrome.

O usuário será convidado a escolher três modos para a nova guia: "inspirational", em que o plano de fundo traz a imagem do dia do Bing; "informational", que tem como destaque o feed do Microsoft Notícias; e "focused", que inclui somente a barra de busca e os sites fixados. 

O perfil fica ao lado da barra de endereço, como também o botão de feedback para poder enviar sugestões e críticas à Microsoft.  No mesmo local ficam ainda os ícones das extensões instaladas, sendo possível instalá-las na Microsoft Store e na Chrome Web Store.

Mesmo que a versão inicial ainda necessite de algumas melhorias, e mesmo que a empresa tenha confirmado que o programa será compatível com qualquer extensão do Chrome, inicialmente só é possível instalar as que estão disponíveis na Microsoft Store. De qualquer forma, a versão inicial se mostra mais promissora do que qualquer outro navegador da companhia, sendo que desta vez, talvez, os usuários não tenham que migrar para outro.

Aos interessados, é possível  testar o novo navegador através do Edge Insider

Fonte: Microsoft