Conforme já sabemos, o Google não oferece os seus aplicativos através da Microsoft Store. A gigante das buscas, ao que tudo indica, não está nada preocupada com a situação e não faz esforços para mudar. Em contrapartida, outras empresas estão trazendo alguns dos principais serviços do Google para a loja de aplicativos do Windows 10.

Mesmo que clientes não-oficiais para YouTube sejam bem populares na plataforma da Microsoft, os demais aplicativos não costumam surgir na loja. Levando em consideração o fato, a 11K Studios disponibilizou sete serviços Google baseados em web na Microsoft Store. São eles:  Fotos, Drive, Mapas, YouTube Gaming, Documentos, Planilhas e Apresentações. A promessa é de que outros cheguem futuramente.

Confira! Aplicativos do Google chegam na Microsoft Store.
Confira! Aplicativos do Google chegam na Microsoft Store.

Mesmo que grande parte desses aplicativos esteja disponível apenas para computador, o Google Maps e o YouTube Gaming aparecem também disponíveis para aparelhos móveis com o Windows 10 Mobile. No entanto, vale mencionar, o último citado não está presente na Microsoft Store do Brasil.          

O lado negativo dos aplicativos disponíveis na loja do Windows é que eles contam com anúncios, o que pode gerar incômodos para os menos acostumados a usar tais serviços sem nada que possa atrapalhar o campo. Estes anúncios não são exatamente intrusivos, mesmo que haja alguns pop-ups ocasionais que costumam ser menos agradáveis.           

De qualquer modo, é bastante interessante ainda ter um cliente do Google Fotos em seu computador, principalmente se for levado em consideração que o usuário usa o serviço para guardar fotos em um dispositivo Android. Desta forma, ninguém fica preso ao armazenamento exclusivo do OneDrive.

E você, aprovou a novidade? As propagandas deverão prejudicar os serviços?