A Sony é uma gigante no "mundo" da tecnologia, estando presente em diversos segmentos do mercado. Graças a sua marca PlayStation, a empresa possui uma forte participação no setor de jogos, além de ser um dos principais nomes do mercado fotográfico, equipando a maioria dos smartphones com seus sensores e oferecendo câmeras competentes, como a recém-lançada A7S III, por exemplo.

No entanto, quando falamos da sua divisão de smartphones, a Sony tem registrado uma série de prejuízos nos últimos anos. Por conta dos números negativos, a fabricante japonesa precisou reestruturar suas operações mobile por completo, fechando escritórios na Europa e encerrando as operações em diversos países, incluindo o Brasil.

Agora, graças a essas medidas radicais, a Sony conseguiu registrar lucros no segundo trimestre de 2020. De acordo com os resultados financeiros mais recentes, 800 mil smartphones foram vendidos durante esse período, 100 mil a menos quando comparado ao segundo trimestre de 2019. Apesar da diminuição, os números dobraram com relação ao primeiro trimestre deste ano, mesmo em meio à pandemia de COVID-19.

Sendo assim, após quatro anos no vermelho, a divisão de smartphones da Sony finalmente registrou algum lucro. Infelizmente, valores exatos não foram divulgados, mas de acordo com a empresa, novas mudanças no setor serão implementadas em breve, tendo como foco aparelhos de entrada e intermediários, deixando os flagships de lado por enquanto.

No momento, o melhor smartphone da Sony é o Xperia 1 II, apresentado em fevereiro deste ano com processador Snapdragon 865, 8GB de RAM, 256GB de armazenamento, tela OLED de 6,5" e câmeras traseiras triplas.