No primeiro trimestre deste ano, as duas maiores lojas de aplicativos do mundo, App Store e Play Store, somaram 23 bilhões de downloads. Agora, dados coletados pela empresa de consultoria e análise "Sensor Tower" mostraram que esses números já foram ultrapassados no segundo trimestre.

Segundo a pesquisa, 37 bilhões de apps foram baixados entre abril e junho, ou seja, um novo recorde. Do total, a App Store foi responsável por 9,1 bilhões de downloads, um aumento de 22,6% com relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o crescimento não foi tão grande quando comparado aos três primeiros meses de 2020, que somou 9 bilhões de apps.

Pela primeira vez em muitos anos, a App Store americana conseguiu mais downloads que a chinesa, registrando 2,2 bilhões contra 2,1 bilhões, respectivamente. Os dados ainda revelam que o aplicativo de videoconferências Zoom foi um dos maiores responsáveis pelo aumento, alcançando 94 milhões de downloads no período analisado, chegando a superar o TikTok com seus 67 milhões.

Agora, quando falamos do Android, mais de 28 bilhões de apps foram baixados na Play Store no segundo trimestre, representando um aumento de 34,9% em relação ao mesmo período de 2019 e cerca de 6 bilhões a mais quando comparado ao primeiro trimestre. O Zoom novamente surpreendeu com um crescimento de 200%, mas ao contrário do que vimos no iOS, ele não conseguiu desbancar o TikTok.

A pesquisa revela que a pandemia causada pelo coronavírus foi responsável pelo aumento no número de downloads, especialmente nas categorias de educação, saúde e negócios. Quanto aos games, o grande destaque foi "Save the Girl", dos estúdios Lion, que conseguiu ultrapassar 100 milhões de downloads nas duas lojas.