Tomando como base gigantes do setor como Microsoft, Google, Apple entre outras que conseguiram criar verdadeiros impérios começando do zero. Elas de alguma forma deixaram de trabalhar em uma garagem para efetivamente administrar o mundo.

Então, como exatamente essas marcas chegaram até onde estão? Quando você olha para as empresas de tecnologia mais bem-sucedidas, reconhece algumas características comuns. Mesmo que apresentem produtos ou abordagens radicalmente diferentes, essas organizações compartilham mais do que algumas características. Aqui estão sete coisas que as empresas de tecnologia de sucesso tendem a ter em comum.

1. Autenticidade

A primeira coisa que você notará nas marcas de tecnologia de sucesso é uma imagem consistente. Todos as gigantes da tecnologia têm personalidades distintas que se infiltram em todos os aspectos de seus negócios. Toda empresa tem um personagem diferente, mas todas são consistentes nesse personagem.

A marca é crucial e talvez a parte mais crítica da marca seja a autenticidade. As maiores empresas são fiéis a si mesmas. Você pode identificá-las na multidão porque elas não estão tentando ser como todos as outras. Elas estão focadas em serem elas mesmas.

A Google é divertida e colorida, enquanto a Apple é bem definida e futurista. Essas empresas têm um profundo entendimento de sua essência e mostram isso em todas as partes de sua marca. Uma imagem consistente promove a autenticidade, o que faz você se destacar e atrair clientes.

2. Foco nos usuários

As melhores empresas de tecnologia se concentram no usuário acima de tudo. Em vez de encontrar clientes que desejam um produto ou serviço, eles criam um produto ou serviço que os clientes desejam. Melhor ainda, eles produzem algo que você não sabia que queria.

Um negócio de tecnologia bem-sucedido é aquele que trabalha para torná-lo o mais satisfeito possível. Por que os aplicativos de mídia social sempre atualizam e adicionam novos recursos? Porque eles estão tentando melhorar a experiência para você e outros usuários.

Nenhuma quantidade de marketing inteligente salvará uma plataforma que não serve a seus usuários. A melhor maneira de conseguir clientes é fazer algo que ajude os clientes.

3. Começando pequeno

Quando você olha para a Amazon agora, vê uma empresa que faz tudo. Eles vendem tudo sob o sol, têm serviços de streaming e oferecem bibliotecas de áudiobooks e até fazem assistentes digitais de voz. Mas talvez você não se lembre que a empresa começou vendendo apenas livros.

As empresas de sucesso começam fazendo algo melhor do que todos os outros. Ninguém pode esperar que você faça tudo, então por que deveria? Começar com um foco singular e específico não apenas ajuda você a desenvolver seus negócios, mas também faz você se destacar.

Diversificar seus negócios é prudente quando sua empresa está bem estabelecida. Mas, para chegar a esse ponto, as empresas precisam se concentrar na única coisa que as diferencia de todos as outras.

4. Planos de participação acionária para funcionários

Os atributos de empresas de sucesso não incluem apenas a aparência da empresa para os consumidores. A maneira como a empresa opera é essencial para o seu progresso a longo prazo. Uma tendência que você encontrará em muitas empresas de sucesso são os planos de participação acionária para funcionários (ESOPs).

Um ESOP ajuda as empresas de várias maneiras, desde o financiamento até os benefícios dos funcionários. Com um ESOP, os funcionários possuem ações em sua empresa. Esse plano incentiva o trabalho árduo e a inovação, porque quando os negócios vão bem, os funcionários se beneficiam com isso.

Se um proprietário da empresa decide vender um dia para sua empresa, um ESOP facilita. Com mais opções, incluindo a possibilidade de vender diretamente aos funcionários, os proprietários não precisam se preocupar tanto em conseguir ou fazer acordos.

5. Construindo uma plataforma

A internet mudou a maneira como muitas empresas operam. Na era online, as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que formam uma plataforma, não apenas um produto. Quando você pensa em gigantes da tecnologia como Amazon, Facebook e Google, pensa na plataforma deles, não nos produtos disponíveis nessa plataforma.

O que é uma "plataforma" exatamente? É um modelo de negócios que conecta usuários - produtores e consumidores - em um único espaço onde eles podem se comunicar. Ao criar uma comunidade conectada, você permite que seus usuários aumentem o valor da sua empresa.

Quase todas as principais empresas de tecnologia concentram-se em plataformas e não em produtos. Não há nada de errado em vender produtos, mas geralmente é mais lucrativo estabelecer uma plataforma primeiro.

6. Ser líder e não seguir

Você pode pensar que as empresas de tecnologia obtêm sucesso trabalhando seguindo as tendências, mas isso não é inteiramente verdade. A adoção antecipada de tendências pode ser útil, mas as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que são pioneiras, sendo assim seguidas e não seguidoras. Eles olham para a concorrência não para ver como podem imitá-las, mas como podem fazer algo diferenciado e melhor.

Tentar criar algo novo traz muitos riscos, mas a recompensa pode ser ainda mais substancial. O Google não criou apenas outro mecanismo de pesquisa. Eles criaram um mecanismo de pesquisa com ferramentas e recursos que nenhum outro serviço possuía na época.

7. Adaptação às mudanças

A tecnologia é um setor em constante mudança. As empresas precisam se ajustar a essas mudanças continuamente, se esperam ficar à frente. Você provavelmente já percebeu que o Facebook hoje não se parece nada com o Facebook de 10 anos atrás.

As empresas de tecnologia precisam se adaptar às mudanças nas necessidades dos clientes e às novas tecnologias para obter sucesso. O que é atraente hoje pode não ser tão atraente assim em poucos anos. Da mesma forma, a tecnologia de ponta de hoje pode estar obsoleta até o final da década.

Os avanços acontecem em uma escala exponencial. As coisas mudam e melhoram a um ritmo mais rápido agora do que em toda a história da humanidade. As empresas que não se adaptam às mudanças ficarão para trás.

Como você pode ver, apesar das muitas diferenças, os maiores nomes da tecnologia têm mais do que você imagina em comum. Nem toda empresa compartilha todos esses atributos, mas eles tendem a demonstrar pelo menos alguns deles. Da próxima vez que ouvir falar de um novo e promissor negócio de tecnologia, verifique se ele possui essas características.