A rede social Twitter nasceu em março de 2006, na época em que as redes sociais ainda não haviam invadido completamente nossos smartphones e computadores. Mas o simples serviço de "microblog" explodiu em popularidade, tornando-se uma das principais plataformas de redes sociais do mundo, com valor de mercado superior á US$ 28 bilhões.

Jack enviou a primeira mensagem no Twitter em 21 de março de 2006, às 21h50: "apenas configurando meu twttr". Durante o desenvolvimento do Twitter, os membros da equipe costumavam acumular centenas de dólares em cobranças por SMS em suas contas telefônicas pessoais.

Início do Twitter

O Twitter começou como uma idéia que o cofundador, Jack Dorsey, teve lá em 2006. Jack imaginou o Twitter como uma plataforma de comunicação baseada em SMS. As pessoas poderiam acompanhar o que os seus amigos estavam fazendo com base nas atualizações de status enviando uma mensagem de texto para um único número ("40404").

O ex-Googler Evan Williams tinha uma startup chamada Odeo, que seria uma plataforma de podcasts. Evan pediu a seu amigo, o outro ex-Googler Biz Stone, para se juntar a ele. Quando a Apple lançou podcasts no iTunes e tornou a plataforma de podcasts da Odeo irrelevante, Evanm Biz e um funcionário da Odeo chamado Jack Dorsey decidiram criar algo chamado Twitter. Os investidores da Odeo não gostaram do Twitter, e Evan fez um grande negócio ao comprá-la de volta.

Nos seus primeiros dias, o Twitter era conhecido como twttr. Na época, uma tendência popular, às vezes para obter uma vantagem de nome de domínio, era soltar vogais em nome de suas empresas e serviços. O desenvolvedor de software Noah Glass recebe os créditos pelo nome original twttr, bem como sua encarnação final como Twitter.

A verdadeira história do Twitter

Noah tinha um produto no qual você telefonava para um número de telefone e transformava sua mensagem em um MP3 hospedado na Internet. Essa foi a tecnologia que Noah trouxe que se transformou na Odeo, de acordo com o antigo funcionário Ray McClure.

Juntamente com Charles River Ventures e cerca de uma dúzia de outras pessoas, um dos primeiros investidores de Glass na Odeo era um ex- funcionário do Google chamado Evan Williams.

Williams estava mais envolvido com a Odeo do que a maioria dos investidores com startups em suas carteiras e, eventualmente, a Odeo mudou do apartamento de Noah para o de Williams. Williams, que havia vendido recentemente a marca Blogger para o Google, acabara de comprar uma bela casa, e queria usar bem seu antigo apartamento.

Blaine Cook, antiga funcionária da Odeo, se tornaria a primeira CTO do Twitter. Em seguida, a Odeo mudou-se para um escritório e começou a contratar mais funcionários - incluindo o web designer Jack Dorsey e o engenheiro Blaine Cook. Evan Williams tornou-se CEO da Odeo.

Em julho de 2005, a Odeo tinha um produto: uma plataforma para podcasts. Porém, no outono de 2005, o investimento da empresa na Odeo deu errado. A Apple anunciou que incluiria uma plataforma de podcasts embutida no iTunes, em cada um dos 200 milhões de iPods que a Apple acabaria vendendo. Na mesma época, os funcionários da Odeo começaram a perceber que as pessoas não estavam ouvindo podcasts tanto quanto pensavam.

A essa altura, a Odeo tinha 14 pessoas trabalhando em período integral - incluindo o atual CEO Evan Williams e um amigo dele do Google, Christopher "Biz" Stone.

Williams decidiu que o futuro da Odeo não estava nos podcasts e, no final daquele ano, ele disse aos funcionários da empresa que começassem a ter idéias para uma nova direção que a Odeo poderia seguir. A empresa começou a realizar "hackatons" oficiais, onde os funcionários passavam o dia inteiro trabalhando em projetos.

Foi então que Jack Dorsey teve uma idéia para um produto completamente diferente que girava em torno do "status" - o que as pessoas estavam fazendo em um determinado momento.

Em fevereiro de 2006, Glass, Dorsey e uma desenvolvedora alemã de contratos, Florian Weber, apresentaram a idéia de Jack para o resto da empresa. Era um sistema em que você podia enviar um texto para um número e seria transmitido para todos os seus amigos: O Twttr. Noah Glass foi quem inventou o nome "Twttr".

Após a apresentação, Evan Williams ficou cético em relação ao potencial do Twitter, mas ele colocou Glass no comando do projeto. De tempos em tempos, Biz Stone ajudava a equipe do Glass no Twitter.

Todos concordam que a ideia original do Twitter surgiu da mente de Jack Dorsey. Dorsey até tem desenhos de algo parecido com o Twitter que ele fez anos antes de se juntar à Odeo. E Jack era obviamente central para a equipe do Twitter. Mas todos os primeiros funcionários e investidores da Odeo também concordam que ninguém na empresa era mais apaixonado pelo Twitter do que o co-fundador da Odeo, Noah Glass.

Glass diz que ele não é o único fundador do Twitter. Mas ele se sente traído por seu papel ter sido basicamente eliminado da história do Twitter. Ele diz que FlorianWeber também não recebe crédito suficiente. A realidade é que foi um esforço de grupo.

Em março de 2006, a Odeo tinha um protótipo funcional do Twitter. No meio do ano de 2006, os funcionários da Odeo acumulavam contas mensais de SMS no Twitter, totalizando centenas de dólares. A empresa concordou em pagar essas contas pelos funcionários. Em agosto, um pequeno terremoto sacudiu São Francisco, e a notícia se espalhou rapidamente pelo Twitter. Já no terceiro trimestre do ano, o Twitter já tinha milhares de usuários.

Escolha do nome e identidade visual

A princípio, o nome da rede social seria "Status", que é bastante óbvio. Mas, pesquisando no dicionário, eles encontraram o termo "Twitter". A definição desta palavra em inglês é " informação inofensiva " ou "assobios de pássaros". O conceito atraiu os co-criadores, que o adotaram.

Eles optaram inicialmente pela abreviatura Twttr porque na época era comum usar combinações ilegíveis de letras como siglas. No início dos anos 2000, nasceram outras empresas desse tipo, como Flickr e Tumblr. Mas o Twttr foi então transformado no Twitter, provavelmente para facilitar a pronúncia. E, considerando o destino do Flickr e do Tumblr, pode ter sido uma escolha inteligente.

Você pode ter se perguntado, porque um passáro azul? Pela simples razão de que o pássaro do Twitter está decolando, como tweets na enorme rede social. Mesmo que a identidade visual do Twitter tenha sido alterada várias vezes, a base do pássaro sempre esteve presente.

Este logotipo é o símbolo universalmente reconhecível do Twitter. Este pássaro foi projetado apenas a partir de três conjuntos de círculos sobrepostos - semelhante à maneira como redes, interesses e idéias se conectam e se cruzam. Assim, um pássaro em vôo com o bico apontando para o céu é a representação definitiva da possibilidade de liberdade e esperança ilimitada.

logotipo Twitter

Twitter atinge crescimento explosivo

O Twitter estava agora à beira de seu maior surto de crescimento. A conferência interativa South By Southwest (@sxsw) de 2007 viu uma enorme explosão no uso do Twitter. Mais de 60.000 tweets foram enviados por dia no evento. A equipe do Twitter teve uma grande presença no evento e aproveitou a natureza viral da conferência e de seus participantes.

O Twitter teve seu quinhão de dores de crescimento durante seus anos de formação. A base de usuários do Twitter cresceu a taxas surpreendentes e, com bastante frequência, o serviço estaria acima da capacidade.

Quando os servidores sobrecarregaram, uma ilustração do artista Yiying Lu (@YiyingLu) apareceu na tela. A ilustração mostrava uma baleia sendo levantada da água em segurança por oito pássaros. A equipe do Twitter usou essa imagem porque achou que ela simbolizava o reconhecimento do problema e que estava trabalhando nele. Essa página de erro se tornou viral na comunidade do Twitter e logo foi apelidada de "Fail Whale".

Limite de 140 caracteres ou de 280 caracteres?

A razão pela qual o Twitter impõe um limite de caracteres aos tweets é que o esta rede social foi originalmente projetada como uma plataforma baseada em SMS. Nos seus primeiros dias, 140 caracteres eram o limite que as operadoras de celular usavam como padrão de protocolo SMS. À medida que o Twitter finalmente se transformou em uma plataforma de web, o limite de 140 caracteres permaneceu como uma questão de marca.

Em 2017, no entanto, o Twitter decidiu que o limite de 140 caracteres não era mais relevante na era dos smartphones, e aumentou o limite de tweets para 280 caracteres devido a pequenos protestos.

A maioria dos tweets, explicou a empresa, tem cerca de 50 caracteres; quando as pessoas precisavam usar mais palavras, elas simplesmente postavam mais tweets. O aumento de caracteres foi criado para ajudar os usuários do Twitter a gastar menos tempo condensando seus pensamentos e mais tempo escrevendo.

Inovação do usuário no Twitter

Quando a base de usuários do Twitter começou a crescer, os usuários criaram um novo jargão e diferentes maneiras de usar o serviço. Inicialmente, os usuários não tinham como responder um ao outro no Twitter. Alguns usuários incluiriam um símbolo @ antes de um nome de usuário para identificar outro usuário em um Tweet. Isso se tornou uma maneira tão predominante de reconhecer outro usuário, que a equipe do Twitter adicionou a funcionalidade nativamente à plataforma do Twitter. O mesmo aconteceu com as hashtags, que agora são parte integrante do ecossistema Twitter.

Essa funcionalidade orientada ao usuário também é a fonte dos retweets. Os usuários queriam uma maneira de repostar uma mensagem de outro usuário do Twitter, incluindo crédito ao usuário que a twittou originalmente. Os usuários começaram a adicionar RT antes de enviar a mensagem, sinalizando aos seus seguidores que o seguinte tweet era um retuíte. Em agosto de 2010, essa funcionalidade foi adicionada oficialmente à plataforma.