Já não é de hoje que ouvimos boatos de que a LG Electronics Inc., ou simplesmente LG, esteja planejando sair do mercado de smartphones. Esse assunto já foi especulado há alguns atrás, mas desmentido pela própria fabricante no decorrer do tempo. Mais recentemente, os boatos voltaram a circular na rede após alguns relatórios apontarem um resultado negativo para a fabricante no departamento de smartphones.

Procurada pelo Oficina da Net, nesta ocasião, a LG afirmou que essas "informações eram infundadas e baseadas em rumores antigos", negando qualquer possibilidade de que a companhia estaria encerrando suas atividades no desenvolvimento de smartphones. Mas ao que tudo indica, esse é um destino inevitável.

Um informante conhecido como Tron, que inclusive já divulgou diversas informações confiáveis sobre a LG no passado, afirma com veemência que a decisão poderá ser anunciada de forma oficial já na próxima segunda-feira, dia 5 de abril.

Leia também:

Um destino inevitável

Em relatório divulgado pela própria LG em dezembro de 2020, a fabricante registrou o seu 22º trimestre consecutivo de prejuízo. Mais tarde, um assessor da empresa declarou ao jornal Korea Herald que "a competição no mercado global está ficando mais acirrada, e por isso, é hora da LG fazer um julgamento frio", apontando assim que a saída da divisão de smartphones seria a melhor escolha a ser tomada agora.

"A empresa está considerando todas as medidas possíveis, incluindo venda, retirada ou redução do tamanho do negócio de smartphones."

A título de exemplo, os relatório da Counterpoint revelam que no último trimestre de 2020 a LG vendeu um total de 6,5 milhões de smartphones em todo o mundo, contra 7,2 milhões no mesmo período de 2019. Por um ponto de vista mais amplo, os gráficos produzidos pela StatCounter apontam que a participação da fabricante no mercado caiu de 2% para 1,7% entre outubro e dezembro de 2020.

Considerando essa possibilidade, em outra ocasião a empresa já chegou a afirmar que nessa situação, todos os 4 mil funcionários que pertencem a divisão de smartphones seriam realocados para outros setores da empresa. A LG começou a fabricar celulares no final da década de 90 e em 2010 lançou os seus primeiros modelos de smartphones.

Tron ainda completa dizendo que embora a LG tenha sinalizado que continuaria no desenvolvimento de suporte e atualizações para seus modelos já lançados mesmo que saísse do mercado, Tron acredita que essa situação é "improvável", e assim todos os aparelhos recém-lançados, como o LG Wing, tornariam-se obsoletos de forma mais rápida.