Durante a CES 2021, a LG mostrou a versão mais recente do seu sistema operacional de TV, o webOS 6.0. Essa nova edição do software inclui diversas mudanças, que justamente devem ajudar a fabricante a competir com o Android TV do Google, atualmente principal sistema operacional para smart TVs. Mas a LG pretende atingir novos horizontes, e para conquistar esse objetivo, a empresa revelou que está licenciando o seu sistema para que outras fabricantes de TVs do mercado a utilizem em seus aparelhos.

Até o momento, mais de 20 fabricantes de todo o mundo já assinaram contrato, dentre elas estão a australiana Ayonz e a gigante chinesa Konka. A novidade ainda não inclui as fabricantes brasileiras ou que atuam no Brasil, mas com certeza esse é um grande passo. Para o projeto, a LG já conta com a parceria de outras plataformas de streaming, como a Netflix, Amazon Prime Video, YouTube e muitos outros.

Empresas que fazem parte do projeto webOS TV. (Imagem: Reprodução / GSM Arena)
Empresas que fazem parte do projeto webOS TV. (Imagem: Reprodução / GSM Arena)

Leia também:

O principal ponto positivo, é que a novidade deve atrair mais desenvolvedores, que farão mais aplicativos para as pessoas usarem. Atualmente, esse é um fator importante para o sistema do Google. Além disso, a LG pode imaginar que sua base de usuários das suas plataformas de streaming também aumenta, como é o caso do aplicativo LG Channels.

Park Hyoung-sei, presidente da LG Home Entertainment, falou com entusiasmo sobre esse grande passo da companhia;

"Ao receber outros fabricantes para ingressar no ecossistema de TV webOS, estamos embarcando em um novo caminho que permite que muitos novos proprietários de TV experimentem o mesmo grande UX e recursos que estão disponíveis nas TVs LG. Estamos ansiosos para trazer esses novos clientes para o incrível mundo da TV webOS."

Versão para outras fabricantes

A LG ainda manterá uma vantagem sob as outras marcas, já que o sistema webOS 6.0 será exclusivo para TVs LG. As demais fabricantes terão uma plataforma "alimentada por webOS TV", que aparentemente é baseada na versão 5.0 do sistema. Pode ser que em breve, com o avanço das atualizações, o webOS 6.0 seja liberado para as empresas terceiras.

Além disso, o controle remoto Magic Motion também será liberado para essas companhias, um recurso que até então, era exclusivo da LG.