Jeff Bezos, assim como Elon Musk, é um entusiasta espacial. Ele vem disputando uma corrida pela exploração espacial, através de companhia Blue Origin. O dono da Amazon pretende tirar a indústria pesada da Terra e levar para longe daqui. Através de um projeto, que teria a parceria com a NASA e da Agência Espacial Europeia, ele pretende manter uma colônia permanente na Lua.

"Teremos que sair deste planeta. Vamos deixá-lo e isso vai torná-lo melhor. Nós vamos e quem quiser pode ficar", disse Bezos, em uma entrevista ao Geek Wire, durante a International Space Development Conference, na noite da última sexta-feira (25). Inicialmente, o objetivo da Blue Origin é reduzir o custo de acesso ao espaço. Isso deve ocorrer através da espaçonave suborbital New Shepard, e na sequência com o foguete New Glenn, isso tudo em algum momento de 2020.

Jeff Bezos pretende formar indústria pesada fora da Terra.
Jeff Bezos pretende formar indústria pesada fora da Terra.

A longo prazo, a ideia de Bezos é facilitar o caminho para que milhões de pessoas possam trabalhar no espaço. O projeto tem como base pessoas vivendo e trabalhando em asteroides vazio.

Bezos ainda acredita que o trabalho pesado para que possamos nos desenvolver como exploradores do espaço precisa ser construído em postos movidos a energia solar.

"A Terra não é um lugar muito bom para se fazer indústria pesada. É conveniente para nós agora, mas em um futuro não muito distante — estou falando de décadas, talvez de 100 anos — vai ficar mais fácil de fazer muitas das coisas que atualmente fazemos na Terra no espaço, porque até lá teremos muito mais energia."

Bezos defende que a Lua é o local ideal já que, através de um propulsor correto é possível alcançá-la em apenas alguns dias.

A Blue Origin propôs a construção de sua nave Blue Moon sob termos de uma parceria mista, pública e privada, com a NASA. "A propósito, faremos isso, mesmo que a NASA não faça isso. Eventualmente, vamos realizar isso. Mas poderíamos fazer muito mais rápido se houvesse uma parceria", disse Bezos.