Nesta terça-feira (22), durante a abertura do PAYTV Forum, Moises Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), fez um chamado público às principais empresas de tecnologia, conhecidas como big techs, para ajudarem a agência na batalha contra a pirataria de IPTV e outras formas de audiovisual. Embora não tenha dito o nome de nenhuma empresa, entendemos que a mensagem é para a Google.

Anatel cobra ajuda do Google para combater a pirataria

Moreira destacou que a agência tem enfrentado desafios em obter a ajuda adequada das plataformas digitais no que diz respeito as formas de conter a disseminação ilegal de conteúdo.

"Queremos que elas [as grandes plataformas] nos auxiliem no bloqueio de endereços de IP. Essa é a peça que falta para alcançarmos maior êxito", declarou o conselheiro.

Embora sem citar diretamente a empresa em questão, deu para entender que a referência seja ao Google, já que operadoras de TV por assinatura também já cobraram a falta de ajuda dessas grandes empresas no combate a pirataria.

"Existem gigantes que não vou falar o nome - uma delas começa com G - que a gente tem notificado. Eu já determinei prazo de uma semana para que elas se manifestem e não havendo isso, vamos escalar o enforcement, cabendo até judicialização pela agência. Não tem mais o que esperar, então vamos ser mais rigorosos", advertiu o conselheiro da Anatel.

Anatel vs Pirataria

A Anatel também tem feito grandes esforços para conter a disseminação ilegal de conteúdo na internet, como interrompendo a atividade de sites de filmes piratas, serviços de IPTV e os próprios TV Boxes sem homologação. Para melhor a eficiência dessas operações, a agência anunciou uma parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) com o objetivo de remover conteúdo pirata da internet em tempo real. No entanto, o projeto ainda está em fase de desenvolvimento por parte da Ancine.

Também vale destacar as ações da Anatel para combater a pirataria por meio do bloqueio de endereços de IP, resultando em cerca de 740 endereços já bloqueados desde fevereiro. Além disso, a agência está intensificando a fiscalização de marketplaces que comercializam produtos como TV boxes. Em parceria com a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), a Anatel está prestes a inaugurar um laboratório físico dedicado ao combate à pirataria.