A Anatel está redobrando seus esforços para combater o uso e a comercialização de TV Box piratas, também conhecidos como "gatonet". De acordo com o órgão, já foram retiradas de circulação cerca de 1,4 milhão dessas TV boxes clandestinas, por meio de ações de fiscalização realizadas desde o início do ano, o que resultou em mais de 500 mil acessos bloqueados.

Anatel Celebra Bloqueio de 743 Endereços de IPTV Pirata no Brasil

A Anatel revelou, durante o Congresso da SET Expo 2023, que foram executadas 22 operações contra o streaming pirata, resultando no bloqueio de 743 endereços de IP e 54 domínios. Já na operação realizada em 28 de junho, 184 prestadoras se uniram para derrubar domínios e endereços de IP que transmitiam programação de TV por assinatura de forma ilegal.

TV Boxes piratas apreendidas

Segundo a entidade, aproximadamente 1,4 milhão dessas TV boxes ilícitas foram removidas do mercado, totalizando um valor estimado de R$ 400,8 milhões, por meio de ações de fiscalização conduzidas desde o início do ano. Apenas na operação realizada em 20 de abril, mais de 500 mil acessos clandestinos foram impactados e tiveram seu funcionamento interrompido.

Anatel cria laboratório para acabar com o IPTV pirata no Brasil

Combate a pirataria IPTV no Brasil
Combate a pirataria IPTV no Brasil

Para evitar a pirataria no Brasil, a Anatel vai ter um laboratório especializado em analisar equipamentos de IPTV, como o TV Box. Esses aparelhos são usados para transmitir conteúdo de TV por assinatura de forma ilegal, prejudicando as empresas legítimas e os detentores dos direitos autorais.

A ABTA será responsável por montar e equipar o laboratório, além de fornecer treinamento especial para os funcionários da Anatel. Assim, a agência terá a capacidade de realizar análises independentes para identificar atividades piratas e combatê-las. Isso vai ajudar a proteger os direitos das empresas e garantir uma competição justa no mercado. Como identificar se o meu TV Box é pirata ou não? A Anatel emitiu requisitos para os aparelhos.

A Anatel sabe quem usa TV Box pirata?

A Anatel não vai espionar cada lar do Brasil para saber quem usa TV Box pirata ou qualquer outro tipo de sistema IPTV clandestino. Isso feriria a privacidade dos cidadãos brasileiros. Então, para conter o uso desses serviços piratas, a agência diz que vai "cortar o mal pela raiz", por derrubar as próprias centrais de acesso das IPTVs ilegais.

Publicamos um vídeo, há algumas semanas, sobre a chamada da Anatel para regulamentação das TV Boxes no Brasil, confira: