A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai criar uma equipe para lutar contra a pirataria de IPTV no Brasil. Ela quer proteger os direitos das empresas de TV por assinatura e garantir uma concorrência justa no mercado. Essa ação foi possível graças a um acordo com a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura).

Anatel cria laboratório para acabar com o IPTV pirata no Brasil

O laboratório da Anatel que vai fiscalizar e analisar os equipamentos de IPTV pirata no Brasil deve ser inaugurado dentro de 90 dias.
O laboratório da Anatel que vai fiscalizar e analisar os equipamentos de IPTV pirata no Brasil deve ser inaugurado dentro de 90 dias.

Para evitar a pirataria no Brasil, a Anatel vai ter um laboratório especializado em analisar equipamentos de IPTV, como o TV Box. Esses aparelhos são usados para transmitir conteúdo de TV por assinatura de forma ilegal, prejudicando as empresas legítimas e os detentores dos direitos autorais.

A ABTA será responsável por montar e equipar o laboratório, além de fornecer treinamento especial para os funcionários da Anatel. Assim, a agência terá a capacidade de realizar análises independentes para identificar atividades piratas e combatê-las. Isso vai ajudar a proteger os direitos das empresas e garantir uma competição justa no mercado.

Aparelhos TV Box na berlinda

No começo, o laboratório vai investigar detalhadamente cinco modelos de TV boxes usados para a pirataria de IPTV. Mesmo sendo ilegais, a ABTA vai providenciar esses dispositivos para a Anatel analisar corretamente. O laboratório vai realizar estudos sobre como esses aparelhos piratas estão sendo usados no país e buscar estratégias para combatê-los, com a colaboração de outros órgãos públicos que fiscalizam e controlam esse tipo de crime.

É importante lembrar que a criação do laboratório físico não substitui o laboratório virtual criado em 2022, que continua realizando análises técnicas em equipamentos que oferecem conteúdo pirata. Essa plataforma online também faz parte do acordo de cooperação entre a Anatel e a ABTA, que tem uma duração total de 24 meses.

Além de combater a pirataria de IPTV, a parceria entre a Anatel e a ABTA também permitiu a descoberta de novas vulnerabilidades cibernéticas em equipamentos de TV por assinatura usados para a pirataria. O modelo HTV, por exemplo, foi o TV box mais vendido no país em 2021 e continha um malware capaz de roubar dados dos usuários.

Fonte: Telesíntese, Via: Minha Operadora