O Face ID do iPhone X tem gerado bastante assunto desde que foi anunciado. O sistema de reconhecimento facial poderá se adaptar conforme o usuário for sofrendo mudanças no decorrer do tempo, além disso, ele é totalmente à prova de fotografias.

O que muitos estão se perguntando é se o Face ID conseguirá ter a mesma performance caso o usuário passe a usar uma barba, por exemplo, ou mesmo usar um acessório como um boné ou chapéu.

Iphone X.
Iphone X.

A Apple revelou que o sistema poderá ser capaz de reconhecer o indivíduo mesmo com barba, boné, óculos ou mesmo outro tipo de adereço. Porém, vale notar que óculos escuros não estão inclusos, já que é necessário olhar diretamente para a tela e as lentes poderiam atrapalhar.

Para completar, a Apple ainda testou o uso de máscaras hiper-realistas de Hollywood para ver se o sistema poderia ser confundido, algo que não aconteceu. Deste modo, quem usar uma máscara semelhante ao rosto do dono do aparelho não conseguirá ter acesso ao aparelho.

O aparelho, ao que tudo indica, irá permitir o registro de apenas um rosto por iPhone, o que pode ser um problema para quem gosta de dividir o celular com outra pessoa da família.

Para quem acompanhou de modo superficial os últimos lançamentos da Apple deve estar se perguntando o que é realmente o Face ID.

O Face ID é um sistema presente no iPhone X que tem como objetivo oferecer uma maior segurança ao usuário na hora de desbloquear o aparelho, sendo que ele não pode ser enganado por uma fotografia, por exemplo. Ele utiliza um sistema de reconhecimento 3D que aprende com dados neurais, o que faz com que o reconhecimento facial seja contínuo, mesmo com as mudanças que acontecem com o passar do tempo.

O iPhone X estará disponível para o público em 3 de novembro.