A internet foi utilizada por 87,2% dos brasileiros com mais de 10 anos em 2022, de acordo com os dados do IBGE. Dos 202,1 milhões de brasileiros, apenas 161,6 milhões tem acesso à internet, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) contínua de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), divulgada no dia 9 de novembro de 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Menos de 90% dos brasileiros maiores de dez anos tem acesso à internet. Fonte: AcreBroadBand
Menos de 90% dos brasileiros maiores de dez anos tem acesso à internet. Fonte: AcreBroadBand

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério das Comunicações (MCom), embora a internet chegue atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros, somente 161,6 milhões de pessoas utilizam. Isso significa que 40,5 milhões de brasileiros nunca tiveram acesso à internet. Dentre os motivos apontados pelos entrevistados, eles não acessam a internet por falta de conhecimento (32,1%), custo do serviço (28,8%) e falta de necessidade (25,6%).

Em 2022, a internet na área rural chegou para 72,7% dos brasileiros. Nestas regiões mais isoladas, o centro-oeste lidera com 96,6% de acesso por conta da influência do Distrito Federal. Em seguida, vem as áreas rurais do Norte (82,4%) e do Nordeste (83,2%), que expandiram consideravelmente em 2022. Um dos principais fatores para estas mudanças são o celular como o meio mais comum de acesso (98,9%).

Pedro Lucas Araújo, diretor do Departamento de Investimento e Inovação do Ministério das Comunicações (MCom), explica que o maior desafio da inclusão digital atualmente é a trazer a habilidade de utilizar a internet para as pessoas e não a cobertura da rede. Pedro diz:

Para o próximo Plano Plurianual, o indicador que utilizaremos para tratar desse tema é o número de pessoas que acessam a internet e não nos domicílios, pois os indicadores são claros quanto à ampliação de cobertura.