Os dados móveis do seu celular estão muito lentos? Em suma, trabalhar com uma conexão de dados lenta no telefone é extremamente frustrante. Afinal, não há nada pior do que você tentar assistir a um vídeo ou procurar informações, e o serviço não atender ao padrão esperado, não é mesmo?

Na maioria dos casos, uma conexão de dados lenta é temporária, pois é causada por sua localização ou congestionamento de rede. Mas, em outros momentos, pode persistir por horas ou até dias. Nestes casos, antes de ligar para o suporte técnico da sua operadora de celular, experimente analisar o seu smartphone.

Sendo assim, confira abaixo, algumas etapas simples do que você pode fazer, antes de contatar a assistência técnica dos dados móveis.

Como deixar os dados móveis do seu smartphone mais rápidos?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira nossas dicas:

ÍNDICE

1. Reinicie o telefone

Embora pareça uma correção clichê, muitas vezes funciona. Sendo assim, reinicie o telefone para corrigir as velocidades lentas de dados celulares, ainda mais se você não o desligou há algum tempo. Caso você esteja com pressa, experimente colocar o seu telefone no modo avião.

Reiniciar o telefone é muito simples. Siga estes passos:

  • Em um iPhone sem um botão Home: mantenha pressionado o botão lateral, além do botão Aumentar Volume ou Diminuir Volume, até que Deslize para Desligar, seja exibido. Depois de desligar o iPhone, mantenha pressionado o botão lateral novamente para ligá-lo novamente.
  • Em um iPhone com um botão Home: basta segurar o botão lateral (geralmente no lado direito do telefone ou na parte superior de dispositivos mais antigos) até que Slide to Power Off apareça na tela.
  • Em um telefone Android: você precisa segurar o botão liga/desliga até que as opções de energia apareçam na tela e toque em Reiniciar. Se você não vir Reiniciar, escolha Desligar e mantenha pressionada a tecla Power novamente para inicializar o telefone.

2. Vá em um local diferente

Muitos fatores físicos podem resultar em LTE lento ou abaixo de 4G-5G. Exemplo disso, é o clima, congestionamento da rede e até mesmo atividade solar. Mas o principal deles é a geografia e os edifícios.

Se você estiver em uma área remota, ou se houver muitas barreiras naturais ao seu redor (como colinas, montanhas e vales), provavelmente o sinal estará ruim. Neste caso, tente se mudar para um local mais equilibrado se a paisagem ao seu redor se encaixa em um desses extremos.

O mesmo vale para quem está dentro de prédios. Você pode estar no meio de uma área urbana densamente povoada com barras cheias em seu dispositivo e, em seguida, se perguntar por que seus dados se tornam tão lentos quando você entra em certas estruturas. Estar no subsolo, ou cercado por concreto em uma estrutura como um porão, pode afetar negativamente seu sinal.

Se você estiver tendo problemas de velocidade de dados que só começaram em um determinado local, tente se mover para outro lugar. Você pode precisar deixar o prédio em que está ou ter que se dirigir a alguns quilômetros de distância. Embora isso possa não ser conveniente, é uma boa maneira de solucionar seu problema de velocidade.

3. Atualize e desative aplicativos pesados em rede

Às vezes, um aplicativo problemático pode causar problemas ao sobrecarregar sua conexão de dados, deixando assim, menos internet para outros aplicativos. Nesse caso, você precisará fazer uma pequena investigação para ver o que está consumindo os seus dados móveis. Se houver algo errado, você pode desativar o acesso do aplicativo à sua conexão de dados de celular ou desinstalá-lo.

Quando a internet do iPhone estiver lenta, você poderá visitar Ajustes > Celular e usar a lista para desativar o acesso de qualquer aplicativo à sua conexão de dados da rede celular.

No Android, você encontrará isso em Configurações > Gerenciar Apps > Acesse o app > Uso de Dados > desative a chave dados em segundo plano. No exemplo abaixo, usamos o Google Maps:

Como desativar o uso de dados em segundo plano de um aplicativo.
Como desativar o uso de dados em segundo plano de um aplicativo.

Você também deve verificar se há atualizações de aplicativos. Os desenvolvedores de aplicativos publicam atualizações para resolver bugs o tempo todo, o que pode incluir correções para desempenho lento da rede ou uso excessivo de dados móveis.

4. Desative a Economia de Dados

Tanto o Android quanto o iPhone contêm modos projetados para reduzir o uso de dados. Eles são úteis se você tiver uma quantidade limitada de dados. Porém, se você os habilitou por acidente, eles podem fazer parecer que sua conexão móvel é mais lenta do que realmente é. Tente desativar esses modos para ver se tudo parece mais rápido.

No Android, vá para Configurações > Rede e Internet > Economia de Dados. Se você tiver um iPhone, encontrará uma configuração comparável chamada Modo de Dados Baixos em Ajustes > Opções de Dados Celulares > > Modo de Dados.

Se você está preocupado com a quantidade de dados que você usa, certifique-se de ativá-los novamente depois de um tempo. Assim, você será capaz de dizer se essa configuração está tornando seus dados móveis mais lentos ou não.

5. Lembre-se do seu limite de dados

Não se esqueça de que você provavelmente tem um limite de dados móveis. Se você ultrapassar esse limite, sua operadora de celular geralmente diminuirá a velocidade da sua conexão.

Mesmo aqueles nos chamados planos "ilimitados" geralmente experimentam limitação ou "despriorização" durante períodos de congestionamento da rede, especialmente depois de atingirem um certo limite. Esta pode ser a causa quando você se depara com uma internet móvel lenta. Se você esgotou sua cota, terá que esperar até que o ciclo seja redefinido ou comprar dados adicionais de alta velocidade.

É uma boa ideia saber quantos dados você pode usar antes que sua operadora o reduza a uma velocidade de conexão muito mais lenta. Se você não tiver certeza, verifique sua conta por meio do aplicativo ou site móvel da empresa. Lá, você encontrará a quantidade de dados de alta velocidade que você tem por mês e quanto você usou até agora.

6. Verifique se há interrupções de rede

Embora as operadoras de telefonia móvel gostem de se gabar de sua confiabilidade, as interrupções acontecem o tempo todo. Essas interrupções geralmente são responsáveis por velocidades reduzidas ou até mesmo conexões perdidas. Se você ainda estiver enfrentando dados móveis lentos depois de verificar todos os itens acima, é uma boa ideia verificar se há interrupções.

Se você puder se conectar ao Wi-Fi, é possível fazer algumas investigações. Tente verificar um site como o Downdetector. Muitas vezes, se o problema for generalizado, outras pessoas já o terão relatado. Você verá um grande aumento nos relatórios recentes sobre interrupções com sua operadora e quais áreas do país estão enfrentando problemas.

Você também pode entrar nas redes sociais. O Twitter é um bom lugar para pesquisar problemas de conexão, porque as pessoas costumam twittar sobre seus problemas de conexão. Além disso, se você entrar em contato com a conta do Twitter de suporte da sua operadora de celular, provavelmente obterá uma resposta rapidamente.

7. Remova e reinsira o cartão SIM

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Finalmente, você pode tentar retirar e, em seguida, reinserir, seu cartão SIM. O local onde o cartão SIM está localizado varia de dispositivo para dispositivo. Em iPhones mais antigos, o slot para cartão SIM está localizado na borda direita do telefone, abaixo do botão lateral. As séries iPhone 12 e 13 têm o slot SIM no lado esquerdo do dispositivo.

Em dispositivos Android, pode ser na lateral, superior, inferior ou até mesmo atrás da tampa traseira, se o seu telefone tiver uma bateria removível. Pesquise no Google o modelo do seu telefone ou verifique o manual se não conseguir localizá-lo.

O SIM fica em uma pequena bandeja que aparecerá. Você pode puxar algumas bandejas SIM com a unha. Outros podem exigir que você use uma pequena ferramenta, geralmente fornecida na caixa do telefone. Se você não tiver isso à mão, você pode dobrar um clipe de papel ou usar a parte de trás de um brinco.

Antes de puxar o cartão SIM, o ideal é desligar o telefone. Além disso, certifique-se de puxar seu SIM enquanto estiver sentado em uma mesa ou outra superfície plana, pois é pequeno e fácil de perder.

Se puxar o cartão SIM não funcionar, você pode tentar substituí-lo. Lembre-se de que, se você tiver um telefone mais antigo, talvez não consiga acessar os padrões de dados móveis mais rápidos.

8. Ligue para o suporte da sua operadora

Se nenhuma dessas etapas corrigir seus dados lentos, é hora de ligar para o suporte técnico. Entre em contato com sua operadora de celular por meio de seu número de suporte. Neste link, você pode conferir quais são os números de suporte das principais operadoras do país.