O que fazer se o meu celular não carrega?

Abaixo, veja de que forma você pode resolver o problema com o carregamento de um smartphone Android.

Você provavelmente não pensa muito sobre o processo de carregamento do seu telefone, não é? Em suma, basta conectar o cabo e deixar que a energia carregue o aparelho. Porém, o que acontece quando o telefone não está carregando?

Felizmente, você não precisa correr imediatamente para um centro de serviços quando isso acontece. É dito isso, pois o problema pode ter uma solução simples. Na maioria das vezes, o mistério do porquê seu telefone não está carregando quando está conectado pode ser resolvido em casa.

Então, antes que você entre em pânico, tente a seguir, estas dicas, caso o seu telefone Android não esteja carregando.

O que fazer se o meu celular não carrega?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Abaixo, confira 6 dicas do que fazer, caso o seu Android não esteja carregando:

ÍNDICE

1. Reinicie o telefone

Antes de começar a pesquisar no Google "por que meu telefone não carrega", experimente desligar e ligar o telefone novamente. Em suma, por vezes a razão pela qual seu telefone não está carregando, é um simples problema de conexão.

E por isso, muitas vezes reiniciar o smartphone já resolve esse problema. Em suma, o reiniciar o telefone fechará todos os serviços em segundo plano, e poderá resolver seu problema de carregamento móvel.

Uma reinicialização também atualiza os componentes principais do seu telefone, caso um deles tenha falhado durante a execução de uma tarefa. Para executar uma reinicialização, segure o botão liga/desliga e toque na opção Reiniciar.

Se o seu telefone começar a carregar normalmente novamente após uma reinicialização, seu problema será resolvido.

2. Tente colocar seu telefone no modo de segurança

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Se o telefone não carregar após uma reinicialização, tente inicializar o telefone no modo de segurança. Em geral, o modo de segurança é um ambiente de sandbox que restringe seu telefone apenas ao software com o qual ele foi enviado. Isso significa que todos os aplicativos de terceiros que você baixou não serão executados no modo de segurança.

Se você conseguir carregar seu telefone no modo de segurança, você sabe com certeza que o culpado é um serviço de terceiros. Após confirmar que esse é o problema, considere todos os aplicativos que você baixou recentemente. Um deles pode ser a causa de seus problemas de carregamento.

Tente desinstalar aplicativos recentes e qualquer um que você não confie ou não use há algum tempo. Em seguida, reinicie o telefone normalmente e veja se ele carrega. Para entrar no modo de segurança na maioria dos novos dispositivos Android, mantenha pressionado o botão liga/desliga.

No prompt que surgir, toque e mantenha pressionado o botão Desligar. Depois de aceitar o prompt, seu telefone será reiniciado no modo de segurança. Para sair do modo de segurança, basta reiniciar o telefone.

3. Mude de cabo/fonte de carregador

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Dê uma olhada no seu cabo. Seu cabo de carregamento pode ter um fio solto, o adaptador pode ter funcionado mal ou até mesmo, a fonte do carregador ao qual ele está conectado pode estar com problemas ao transmitir a corrente elétrica.

Para descartar um cabo defeituoso, tente carregar o telefone através de um cabo, adaptador ou fonte de alimentação diferente. A maneira mais fácil de verificar se o cabo é o culpado por seus problemas, é conectar seu telefone a um computador via USB.

Se você puder carregar o seu telefone via computador, será possível restringir a solução de problemas ao adaptador e à fonte. Caso um cabo alternativo tenha carregado, invista em um novo cabo USB, e se possível, um produto original.

4. Certifique-se de que não é um bug de software

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Se o seu telefone não está carregando, mesmo que diga que está, ou seu telefone está carregando, mas não há nenhum ícone de carregamento presente, então isso pode ser um bug de software. Neste caso, você pode instalar o aplicativo Ampere, (Android) o qual lhe dirá se o dispositivo está recebendo alguma carga energética.

Ampere é um aplicativo simples que permite que você visualize quanta corrente seu telefone está descarregando ou carregando a qualquer momento. Além disso, o app conta com outros recursos que você pode achar útil. Ele informa se a bateria do seu telefone está em boas condições, a voltagem disponível e a temperatura atual, por exemplo.

Para usar o app, é necessário:

  • Conectar o celular a uma fonte de energia;
  • Em seguida, inicie o app Ampere, e veja se o telefone está carregando:
    • Se estiver carregando, mas não houver um ícone de carregamento, esse é um bug de software comum. Neste caso, é preciso aguardar uma atualização do sistema operacional, ou tentar uma redefinição rígida para corrigi-la;
    • Se o seu telefone não está carregando, mas diz que está, então isso também pode ser uma falha de software. Neste caso, tente atualizar seu sistema operacional ou realizar uma redefinição de fábrica.

Por fim, se você não quiser instalar o aplicativo Ampere, outra maneira de testar esse problema é desligar o telefone e inserir o cabo de carregamento. Se o seu telefone estiver recebendo energia, a tela piscará com o ícone de carregamento.

5. Limpe a porta de carregamento

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Se o aplicativo Ampere que o celular não está carregando, o problema pode ser uma sujeira na porta de carregamento. Em suma, as partículas de poeira podem se acumular rapidamente na entrada de carregamento, e dificultar a conexão do telefone a uma fonte de energia.

Inspecione a porta de carregamento do seu telefone e, se notar um acúmulo de sujeira, limpe-a. Você pode fazer isso facilmente esfregando suavemente a área com um cotonete seco. Mantenha o toque leve.

Para ter uma visão melhor do que está acontecendo dentro de sua porta, use uma lanterna para inspecionar completamente a área. Se você notar qualquer detrito estranho preso dentro, você pode fazer uma limpeza mais pesada usando uma ferramenta ejetora SIM ou um palito de dente. Após limpar a sua porta, tente carregar o telefone novamente.

6. Caiu na água? Mergulhe no arroz

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Água e eletricidade não se misturam, e até mesmo telefones resistentes à água precisam de cuidados especiais para mantê-los à prova d'água. Se o seu telefone ficou molhado, e agora você está se perguntando por que ele não carrega, então é altamente provável que a água seja a culpada.

Você não deve carregar seu telefone se houver possibilidade de danos causados pela água. Primeiro, você tem que se certificar de que a parte interna do seu telefone está completamente seca.

Há vários métodos para salvar um telefone caído na água. Você pode soprar ar quente com um secador de cabelo, despejá-lo em uma tigela de arroz, por exemplo. No entanto, você terá que esperar pelo menos um dia antes de tentar conectar o seu seu telefone novamente. Após 24 horas de secagem, tente conectar o telefone e veja o que acontece.

Nenhuma das opções acima resolveu, e agora?

Se nenhuma dessas dicas acima resolveu o seu problema, a principal recomendação, é buscar uma empresa especializada no conserto e reparo de smartphones Android.

Especial: Baterias de smartphones

Convido você a continuar a leitura sobre baterias de smartphones com outros artigos nossos:

Baterias

Escolhas do editor
Priscilla Kinast

Redatora |

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica.

Comentários
Minha foto
Insira um comentário