É muito comum chegar em um lugar público ou na casa de um amigo e familiar, e pedir a senha do Wi-Fi. Em geral, crescemos acostumados a usar o Wi-Fi, sempre que necessário. Por isso, quando ele para de funcionar, se instaura o caos.

A perda de conexão é bastante perturbadora para uma rotina diária. Porém, a maioria dos problemas de Wi-Fi é fácil de corrigir, para que você possa se reconectar com relativa rapidez.

Quando o Wi-Fi ficar inativo, você poderá restaurar o acesso por conta própria, solucionando alguns desses problemas comuns. Por isso, confira a seguir, os problemas mais comuns do Wi-Fi, e como corrigir os mesmos.

Os problemas mais comuns de Wi-Fi e como corrigi-los

Crédito: Divulgação/Canva
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Abaixo, confira quais são os problemas mais comuns de Wi-Fi, e como você solucioná-los.

1. Acesso lento ou inexistente à Internet em certos pontos da casa

Wi-Fi são ondas de rádio, o que significa que seu roteador Wi-Fi transmite em todas as direções a partir de um local central. Se o seu roteador está em um canto distante da sua casa, então você está cobrindo uma grande parte do mundo exterior desnecessariamente.

Se possível, mova o roteador para um local mais centralizado. Quanto mais perto você puder colocar seu roteador no centro de sua área de cobertura, melhor será a recepção em toda a sua casa. Se você tiver antenas externas, tente ajustá-las também. Alternar entre posições verticais e horizontais, pode ajudá-lo a alcançar em várias direções.

Se você mora em um prédio de apartamentos, outros roteadores podem estar interferindo no seu. O software gratuito, como o NetSpot no Mac, Windows e Android ou o Wi-Fi Analyzer para Android, pode mostrar todas as redes sem fio próximas e qual canal eles estão usando. Se o roteador se sobrepor a redes próximas em salas específicas, considere mudar para um canal menos congestionado.

Se nada disso ajudar, sua casa pode ser grande demais para um roteador cobrir. Neste caso, considere comprar um repetidor sem fio ou configurar um roteador antigo para estender o alcance do seu roteador principal.

2. Internet lenta em todos os lugares

Crédito: Divulgação/Canva
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Se a velocidade do seu Wi-Fi estiver lenta, não importa onde você esteja, tente conectar um laptop diretamente ao modem, e testar a velocidade da Internet usando um site como o speedtest.net. Se a velocidade ainda estiver baixa, o problema provavelmente é com sua conexão com a Internet, não com o roteador.

Se esse não for o problema, pode ser que seu canal sem fio atual esteja superlotado por seus dispositivos ou por outras redes próximas. Considere alterar o canal do roteador nas configurações do roteador.

Se isso não ajudar, executar uma redefinição de fábrica no roteador e configurá-lo novamente pode ajudar. Na maioria dos roteadores, há um botão Reset, que você pode manter pressionado com um clipe de papel. Faça isso por 30 segundos e o roteador deve voltar às configurações de fábrica padrão.

Se nada disso funcionar e sua internet estiver bem em uma conexão com fio, seu roteador pode estar no fim da vida. Neste caso, considere comprar um novo. Se o roteador parecer bom, o problema pode ser o modem, que pode sofrer problemas de conectividade se estiver a caminho.

A atualização para um roteador Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E também pode ajudar a aliviar problemas com congestionamento. Além disso, pode ofertar suporte a velocidades mais rápidas, desde que seu plano de banda larga comporte essas altas velocidades.

3. Um dispositivo não consegue se conectar ao Wi-Fi

Às vezes, você se depara com um problema de Wi-Fi com um dispositivo específico. Provavelmente é apenas um problema momentâneo de rede. Tente desligar o Wi-Fi do dispositivo e reativá-lo. Se isso não funcionar, faça o mesmo com o roteador desconectando-o, e conectando-o novamente 30 segundos depois.

Se isso não ajudar, ou se o problema ocorrer novamente, considere excluir sua rede atual da lista de redes salvas no dispositivo e reconecte-se novamente.

Caso você esteja executando o Windows 10 ou 11, procure por "solução de problemas de Wi-Fi" e abra o resultado, que deve ser Identificar e reparar problemas de rede. A partir disso, siga os passos para restaurar a conectividade.

No MacOS, você pode executar o Diagnóstico de conexões sem fio. Mantenha pressionada a tecla Opções e clique no ícone AirPort (Wi-Fi) na barra de menus. Localize Abrir Diagnóstico de Rede sem Fios e, em seguida, siga as instruções apresentadas no ecrã.

Se nada disso funcionar, considere reiniciar o dispositivo.

4. Nenhum dispositivo consegue se conectar ao Wi-Fi

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Se você não conseguir se conectar ao Wi-Fi, conecte seu notebook ao roteador por meio de um cabo Ethernet e veja se consegue se conectar dessa forma. Se isso funcionar, seu Wi-Fi é o problema. Mas se isso não acontecer, sua internet pode estar inativa.

Verifique a página da Web e as contas sociais do seu provedor de internet ou ligue para eles para ver se estão relatando problemas. Às vezes, os provedores podem ser um pouco lentos para notar problemas, então você também pode verificar com um site de monitoramento como o Downdetector e ver se outros usuários em sua região estão relatando problemas.

Redefinir seu roteador pode corrigir inúmeros problemas, e a incapacidade de se conectar é um deles. Pressione o botão Reset na parte de trás do roteador com um clipe de papel por 30 segundos e o roteador deve usar as configurações de fábrica como padrão.

Se isso não for útil, talvez seja necessário considerar a compra de um novo roteador. Há muitas opções hoje, e escolher a certa pode ajudar a aliviar algumas opções de conectividade no futuro. Essas opções incluem roteadores de malha, roteadores de alcance estendido e roteadores Wi-Fi 6.

5. As conexões caem em momentos aleatórios

Existe algum tipo de padrão? As conexões caem sempre que você usa o microondas? Pode parecer estranho, mas alguns roteadores têm problemas com isso, especialmente na frequência de 2,5 GHz ou se você estiver usando um aparelho mais antigo.

Pode ser que você esteja enfrentando interferência de outras redes ou dispositivos. Se seus vizinhos são usuários constantes de Wi-Fi em um certo horário todos os dias, isso pode estar atrasando você. Alterar o canal do roteador pode ajudar. Você pode usar o NetSpot no Mac e no Windows e o Wi-Fi Analyzer para Android para mostrar todas as redes sem fio nas proximidades.

Se o seu se sobrepõe a redes próximas, mudar para um canal menos congestionado nas configurações do roteador pode ajudar. Por outro lado, se isso não funcionar, tente executar uma redefinição de fábrica no roteador pressionando o Reset.

6. A rede se conecta, mas não há acesso à Internet

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Pode parecer uma dica batida, mas tente redefinir o modem desconectando-o e conectando-o novamente pode resolver o problema. Se isso não funcionar, tente também redefinir o roteador da mesma maneira, caso ele seja um dispositivo separado.

Conecte um laptop ou desktop ao seu roteador com um cabo Ethernet. Se isso funcionar, o roteador está tendo um problema e pode ser preciso redefiní-lo. Caso ainda não haja internet, é necessário contatar o seu servidor de internet.

7. Uma atualização recente quebrou o Wi-Fi

Isso pode acontecer com algumas atualizações do sistema operacional. As atualizações do Windows 10 em meados de 2020 tinham bugs que impediam alguns usuários de se conectarem às suas redes Wi-Fi ou até mesmo de verem uma conexão Wi-Fi. Atualizações semelhantes para iOS, Android e outras plataformas também criaram bugs que interromperam as conexões Wi-Fi.

Quando algo assim acontece, é melhor esperar por um patch que corrija o problema. Enquanto isso, remova a atualização e reverta o sistema para uma versão anterior, para ajudar a recuperar sua conectividade online.

Embora os roteadores possam durar anos sem precisar de uma substituição, tenha em mente que alguns problemas podem se desenvolver com a idade. É dito isso, pois um roteador pode passar a não ter suporte para novas atualizações de dispositivos. Nesse caso, é hora de procurar um novo roteador.

8. Meu console de jogos não consegue se conectar ao Wi-Fi

Crédito: Divulgação/Canva
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Primeiro, verifique as mídias sociais e o Downdetector para garantir que nada esteja errado com sua plataforma de jogos. É dito isso, pois às vezes, o Xbox Live ou o Playstation Network caem por vários motivos, mas eles voltam a funcionar novamente após um curto período.

Se tudo estiver bem, reinicie o roteador e o console de jogos e veja se eles podem se conectar com sucesso. Este também é um bom momento para testar sua conexão com a internet. Os principais sistemas, como Xbox e PlayStation, têm uma opção no menu Configurações para testar sua conexão com a Internet.

Na PlayStation, acesse Definições e, em seguida, toque em Rede. Feito isso, selecione Testar ligação à Internet. Já no Xbox, acesse Perfil e Sistema, toque em Configurações e, na seção Geral, vá em Configurações de Rede, onde você encontrará uma opção para Testar Velocidade e Estatísticas da Rede. Isso pode fornecer mais informações sobre o que está dando errado e até mesmo dicas sobre o que você pode precisar mudar.

Se o console e o roteador parecerem estar agindo corretamente, mas o Wi-Fi continuar caindo, tente mover os dois dispositivos para mais perto um do outro para ver se o sinal Wi-Fi melhora. Tente remover qualquer material ou objeto entre o console e o roteador: Colocar ambos em um local alto, geralmente traz os melhores resultados.

9. Não é possível se conectar à impressora sem fio

Primeiro, certifique-se de que você está tentando se conectar ao seu Wi-Fi e não via Wi-Fi Direct - são duas tecnologias diferentes. Também sugerimos a rotina tradicional de desligar e ligar tudo novamente, especialmente se sua impressora se conectou ao Wi-Fi com sucesso no passado. Se a impressora estiver longe do roteador e continuar com erros de Wi-Fi, tente movê-la para uma posição mais próxima.

Se parecer que a impressora está conectada ao Wi-Fi, mas você não conseguir fazê-la funcionar, acesse as configurações da impressora no computador e verifique se a impressora padrão correta está selecionada. A Microsoft também tem algumas soluções de problemas que você pode executar para ver se eles percebem algo obviamente errado.

Também sugerimos verificar a segurança do roteador, firewalls e segurança VPN para ver se algum deles está identificando a impressora como um dispositivo estranho e recusando uma conexão sem fio. Talvez seja necessário desativar determinados firewalls ou reconfigurar os protocolos de segurança para usar a impressora com êxito.