A cada dia, os planos de dados móveis ficam mais baratos. Entretanto, nada supera o ponto de acesso Wi-Fi. Ao contrário do seu plano de dados, os hotspots Wi-Fi são gratuitos. Além disso, eles ofertam acesso ilimitado à internet.

Enquanto os smartphones Android vêm com um gerenciador de Wi-Fi, que realiza a varredura da sua área circundante a procurar de pontos de acesso, ele não evoluiu além de um ponto, bem como oferta somente recursos básicos.

Por conta disso, existem alguns dos melhores aplicativos de ponto de acesso Wi-Fi para Android, que possibilitam encontrar pontos de acesso gratuitos nas proximidades junto com as suas senhas.

Os 5 melhores hotspots Wi-Fi para Android em 2022

1. Avast Wi-Fi Finder

O Avast oferta um dos melhores aplicativos antivírus para a plataforma Android. Entretanto, esse não é o único produto disponível. Eles possuem também, um aplicativo de localização Wi-Fi que opera da caixa.

Ele tem um recurso de mapa integrado. O mesmo apontará todos os hotspots Wi-Fi disponíveis na área. Além disso, você pode ver se eles são seguros ou não. Existem também, um recurso de teste de velocidade que auxiliará você a escolher o ponto de acesso mais rápido ao qual se conectar.

Entretanto, na maioria dos casos, o Avast Wi-Fi Finder mostrará a rede mais rápida por padrão. Em suma, o app avaliará cada rede Wi-Fi quanto à privacidade e segurança, pois você sabe o que dizem: os dados são o novo óleo.

Por fim, existe um modo offline, para salvar todos os pontos de acesso, se você estiver viajando ao exterior, ou deseje salvar os dados. Ademais, o app é gratuito, mas vem com anúncios.

2. WiFi Maps

Apesar o Avast Wi-Fi Finder seja um ótimo aplicativo, ele fica muito abaixo, quando se trata de redes Wi-Fi protegidas por senha. E é nesse quesito, que o Wi-Fi Maps se destaca.

Imagine uma rede social, na qual os usuários compartilham senhas de pontos de acesso Wi-Fi disponíveis ao público em geral. O app cita que tem uma rede de 100 milhões de usuários que compartilharam mais de 120 milhões de redes Wi-Fi. Ou seja, é muuuuuito hotspots.

Ele possui um mapa interativo que exibe todos os hotspots disponíveis na cidade. Abaixo do mapa, é possível encontrar uma lista que exibe a localização dos pontos de acesso com a distância. O Wi-Fi Maps opera onde você estiver, incluindo países da Europa.

Além disso, o modo offline salvará os pontos de acesso com senhas em toda a cidade. Assim, você não vai precisar de uma conexão ativa com a Internet para localizá-los. Ademais, o app é gratuito, e se desejar, é possível remover os anúncios por US$ 1,99.

3. Wiman Free WiFi

Wiman é outro app com um banco de dados com mais de 60 milhões de hotspots em todo o mundo. Assim como o Wi-Fi Map, o Wiman tem um mapa interativo. Além disso, ele tem uma interface bonita que é ótimo de usar e navegar.

Ademais, ele tem capacidade de compartilhar o seu Wi-Fi com a comunidade. Ou seja, se você estiver em uma loja com acesso Wi-Fi, poderá usar o app para listar a sua localização e senha aos outros usuários.

Como usuário, você pode escolher os favoritos e prioridades. E assim, sempre que houver mais de um ponto de acesso Wi-Fi disponível, você será conectado àquele que você escolheu.

4. WifiMapper

O WifiMapper é, em suma, o nome mais popular na lista. Se trata de uma solução de crowdsourcing que auxiliará você a identificar pontos de acesso Wi-Fi na sua área. Em suma, os usuários atualizam regularmente o banco de dados com revisões e senhas de pontos de acesso que eles descobriram.

O que torna o WifiMapper ainda mais, é além de sua lista de 500 milhões de pontos fortes, a sua integração do aplicativo com o Foursquare. Isso oferta informações adicionais sobre o local, como alimentos, e bebidas de qualidade, mentos, e outros.

Ademais, se você está em busca de algo mais, é possível baixar o Open Signal. Além do mapa interativo de Wi-Fi, o app localizará e exibirá todas as torres de celular na área. Ou seja, não há mais problemas de sinal ou queda de chamadas. Em suma, o Open Signal também tem uma guia de navegação.

Por fim, ambos os apps são gratuitos para baixar e usar, bem como não possuem anúncios.

5. Localizador WiFi

O WiFi Finder é outro app localizador de ponto de acesso Wi-Fi. Ele te ajudará a achar os pontos de acesso Wi-Fi gratuitos nas proximidades. O app opera como qualquer hotspot. Além disso, você não encontrará uma comunidade ativa para se conectar ou qualquer integração de mídia social.

Entretanto, há uma forma de adicionar novas redes Wi-Fi, e você pode baixar os pontos de acesso para uso offline. Ele tem uma taxa anual de US$ 4,99. Ademais, você pode filtrar os pontos de acesso a partir de categorias como lanchonetes, shoppings, escritórios e assim por diante. Isso auxiliará você a escolher melhor a sua conexão.

Por fim, o app não é um app excelente quando você o compara a sites como Open Signal e WiFi Maps. Entretanto, ele ainda assim é uma opção, se nenhum outro funcionar.