O Google Chrome 96 em sua versão estável foi lançado nesta semana. Surpreendentemente o ciclo de lançamentos do navegador diminuiu de seis semanas para 4 semanas. Talvez isso leve os usuários a pensarem que agora haverá menos mudanças a cada update, não é isso que aconteceu no Chrome 96, que nos traz melhorias interessantes, principalmente para a versão desktop. Continue rolando a página e confira todas as novidades que chegaram na atualização.

Chrome 96 para desktop: o que há de novo?

Listamos abaixo todas as principais novidades da mais recente atualização do navegador para desktop.

Cache retrógrado

Ao usar os botões para avançar ou retroceder páginas de um site, o usuário pode notar uma certa lentidão na velocidade com que isso é feito, principalmente quando se acessa endereços que consomem mais recursos do computador. Na atualização 96 do Chrome foi implementado um novo cache que salva de maneira automática os sites que você acessou recentemente. Mesmo que isso cause um consumo maior de memória RAM, acaba economizando tempo ao acessar sites que são visitados com mais frequência.

Embora este novo recurso seja interessante, nem todos os sites são 100% compatíveis com ele. Além disso, é importante mencionar que esta implementação já existe desde o Chrome 86 versão mobile.

Melhorias para Progressive web apps (PWAs)

Os Progressive web apps (PWAs) estão cada vez mais populares, mas ainda há diferenças entre eles e aplicativos normais (aqueles que o usuário precisa baixar e instalar no sistema operacional). Na versão para desktop do Chrome 96 o Google trouxe a opção aos PWAs de se registrarem como manipuladores de URLs personalizadas. Basicamente isso significa que URLs de PWAs como, por exemplo, o do Twitter, deverão ser abertos de forma mais confiável do que acessar normalmente o site no navegador.

Chrome 96 mobile: o que há de novo?

Abaixo você confere as novidades da versão mais recente do Google Chrome para dispositivos móveis.

Opção de tema escuro para sites específicos

Relatado pelo usuário "Leopeva64-2" no Reddit, o novo recurso de apresentar o modo escuro em sites específicos, anteriormente presente somente para testes, agora está em sua versão estável. Para ativá-lo, basta acessar o seguinte endereço:

chrome: // flags / # darken-websites-checkbox-in-themes-setting

Captura de tela do Chrome 96 mobile mostrando a opção de tema escuro para sites específicos. Fonte: androidpolice
Captura de tela do Chrome 96 mobile mostrando a opção de tema escuro para sites específicos. Fonte: androidpolice

Ao acessar a página, será possível determinar quais sites o usuário deseja que o tema escuro seja aplicado. É importante salientar que essa funcionalidade é diferente de utilizar o tema escuro de um site. Embora essa conversão para o tema escuro do navegador funcione para todos os sites, há a chance de algum conteúdo da página ficar ilegível ou parecer corrompido.

Zoom nos sites

Outra novidade que chega na versão mobile do Chrome 96 é a ferramenta de zoom em sites. Essa funcionalidade é parecida com a que já temos há um bom tempo na versão para desktop do navegador. No caso do app para Android, o recurso ainda está escondido, mas pode ser acessado através do seguinte endereço:

chrome: flags # enable-accessibility-page-zoom

Captura de tela mostrando a opção de zoom nos sites. Fonte: androidpolice
Captura de tela mostrando a opção de zoom nos sites. Fonte: androidpolice

Após ativar a funcionalidade, basta alterar o nível de zoom clicando no ícone de cadeado (ou seta) no lado esquerdo da URL do site.

Outras mudanças

  • Preservar metadados de arquivos PNG: anteriormente, o Chrome realizava uma limpeza automática dos arquivos PNG colados na área de transferência do sistema. Essa ação poderia causar, em alguns casos, um comportamento indesejado, pois outros navegadores não fazem isso.
  • Nova aba de memórias de fotos: na versão para desktop do Chrome 96 temos uma bandeira para ativar a memória de fotos na página de uma nova guia.