Os recordes de velocidade da internet de dezenas de gigabits por segundo de uma década atrás parecem agora algo "comum". De acordo com o material publicado por pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT) do Japão acabaram de quebrar o recorde de transferência de dados pela internet, chegando a incríveis 319 Tbps (terabits por segundo).

Para termos uma ideia melhor do feito, em agosto de 2020 uma equipe de cientistas britânicos e japoneses conseguiu chegar a uma transferência de 179 Tbps. Porém, como foi dito acima, agora foi obtida a marca de 319 Tbps, quase 2 vezes maior que a do ano passado.

Recorde de internet no Japão

Demonstração da transmissão usando fibras de 125 µm de diâmetro
Demonstração da transmissão usando fibras de 125 µm de diâmetro

Durante as fases do experimento, a NICT foi atualizando de forma virtual todas as informações. Foi utilizado uma fibra óptica de quatro núcleos e os pesquisadores dispararam um combo de lasers com 552 canais em vários comprimentos de onda através de amplificadores. O teste foi feito somente em laboratório e utilizou uma fibra em espiral para transmitir dados a uma distância simulada de aproximadamente 3000 Km sem perder a qualidade do sinal ou velocidade.

Estudo ainda vai demorar a ficar disponível de forma geral para aplicação

Como você já deve imaginar, esse tipo de experimento pode levar muito tempo ainda para provocar um impacto significativo para aplicação comercial. Um dos motivos que impedem a implantação são os quatro núcleos de fibra que podem facilmente elevar o custo de forma considerável para a utilização da tecnologia. Por conta disso, acredita-se que seja mais provável o uso de um backbones de Internet ou outros grandes projetos devido a necessidade de uma alta capacidade ser maior do que o custo.

Nova geração de fibra óptica pode impactar o uso da internet

De acordo com os pesquisadores do NICT, eles imaginam que as tecnologias de produção de fibra de próxima geração (depois do 5G) irão impactar o uso da internet. É possível ter acesso às novidades simplesmente alterando para um acesso mais rápido à internet.