Foi anunciado hoje pela Qualcomm um recorde mundial de alcance de sinal de internet móvel 5G. O feito foi obtido nos EUA através de um projeto feito em parceria com a Nokia e a UScellular onde foi o sinal alcançou mais de 10Km de distância via tecnologia 5G de onda milimétrica de alcance estendido (mmWave) através de uma rede comercial.

Como foram feitos os testes

Os testes de campo utilizaram rádios Nokia AirScale Baseband e banda mmWave de 28 GHz (n261) em uma rede comercial da UScellular em Grand Island, Nebraska, EUA. As empresas realizaram testes em diversos locais em diferentes cenários, realizando a medida das distâncias, rendimento e latência.

Antena Nokia AirScale Baseband trabalhando com a plataforma Qualcomm Fixed Wireless Access Platform gen 1. Fonte: Qualcomm
Antena Nokia AirScale Baseband trabalhando com a plataforma Qualcomm Fixed Wireless Access Platform gen 1 na rede comercial da operadora UScellular. Fonte: Qualcomm

Durante o experimento, além de obter um alcance de aproximadamente 10Km, as companhias conseguiram atingir uma média de velocidade de 1Gbps no download e cerca de 56Mbps no upload. Mesmo a uma distância de 11Km da antena, ainda foi registrada uma velocidade de download de 750Mbps.

O que o 5G mmWave promete

Segundo a Qualcomm, a tecnologia 5G mmWave irá ajudar a diminuir a "exclusão digital", oferecendo cobertura para zonas rurais, suburbanas e urbanas. O feito obtido pelo experimento acima prova que a solução 5G de alcance estendido mmWave da Nokia trabalhando em conjunto com a Qualcomm Fixed Wireless Access Platform gen 1, permitem que as operadoras de telefonia móvel resolvam o problema de conectividade que antes não era obtido devido às limitações de tecnologia.

Fixed Wireless Access (FWA ou Acesso Fixo Sem Fio)

O acesso fixo sem fio (FWA) é a solução encontrada para fornecer internet em locais remotos, mais isolados de grandes centros, que possuem grande densidade de antenas. Com o FWA +5G mmWave, é possível entregar velocidade de banda larga com bom custo-benefício, proporcionando um acesso a locais mais distantes como em áreas rurais.

Raspberry Pi consegue aumentar velocidade da internet em áreas rurais

Projeto bonded router feito por Jona com o Raspberry Pi 4. Fonte: Jona
Projeto "bonded router" feito por Jona com o Raspberry Pi 4. Fonte: Jona

Através de uma solução chamada de "bonded router", um usuário localizado em uma área rural conseguiu através de um Raspberry Pi aumentar a velocidade de sua internet móvel. Confira aqui como aconteceu este feito.

O que achou desta evolução na tecnologia de internet móvel 5G? Gostou? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!