Não é novidade que os navegadores mordernos possuem gerenciadores de senhas incorporados. Dessa forma, é possível que você salve suas senhas nos mesmos, o que facilita seu acesso às mais diversas contas que possa possuir. Porém, existem boas razões para evitar essa ferramenta incorporada do seu navegador. O recomendado, é usar gereciadores de senhas, como o 1Password, LastPass ou Bitwarden. Saiba o porquê.

Sobre o gerenciador de senhas do navegador da Web

Apesar do que foi citado acima, é claro que, mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Ou seja, o seu gerenciador de senhas do navegador da web é melhor do que nada. Caso você não possua nenhum software adicional, o navegador pode armazenar as senhas e sincronizá-las entre seus dispositivos.

Você pode (e deve) fazer uso de senhas fortes, e que sejam difíceis de adivinhar. Elas estarão armazenadas em seu software, que as lembrará automaticamente sempre que você precisar das mesmas. Dessa forma, suas contas permanecerão seguras, pois não é necessário que você reutilize senhas.

Além disso, as contas do Google no Chrome ou a Apple ID no Safari podem ser protegidas com autenticação em duas etapas. Essa é uma segurança a mais que você tem, para que pessoas indesejadas não acessem suas coisas.

Porém, há alguns problemas. Os gerenciadores de senhas dos navegadores da Web não são tão eficázeis quanto os gerenciadores de senhas de terceiros. Eles estão se atualizando, mas ainda não estão tão bons.

Por que usar um gerenciador de senhas?

Possuir um gerenciador de senhas é fundamental. O maior inimigo de suas contas online é a reutilização de senhas. Caso você faça isso, e a senha seja descoberta, todas as outras contas estarão expostas. Assim, será muito fácil para o invasor hackear suas contas - atualmente esse truque é o mais comum.

O mais correto a se fazer, é possuir uma senha forte para cada tipo de conta que você tem. Dessa forma, se você possui, por exemplo, conta no Facebook, Twitter e Instagram, é recomendado que cada uma, possuia uma senha diferente.

Mas ai, você pode se perguntar: "Como vou ter uma senha diferente para cada tipo de conta que eu possuir? Como lembrar de todas elas?" É ai que um gerenciador de senhas entra em ação. Se você lembrar da senha principal para abrir o seu gerenciador de senhas, terá acesso ao seu cofre de senhas. Além disso, ele pode criar senhas aleatórias e fortes pra você.

Visando essa maior segurança, os aplicativos 1Password, LastPass e Bitwarden foram criados. O KeePass de código aberto, também está disponível, porém, ele não possui o recurso de sincronização incorporado.

Apesar dos navegadores de web terem armazenado suas senhas por muitos anos, os gerenciadores de senhas tem ganhado espaço, e merecem ser ressaltados. Por isso, esqueça o gerenciados do seu navegador, seja ele o Chrome, Safari, Edge ou Firefox.

Navegador da Web x Gerenciador de Senhas

Abaixo, realizamos um comparativo entre o gerenciador de senhas de um navegador de web, e um aplicativo feito exclusivamente para essa função. Eis abaixo os comparativos.

Multiplataformas e multinavegadores

Os programas de gerenciadores de senhas, são multiplataformas e multi-navegadores. Já os gerenciadores de senhas dos navegadores não: eles estão limitados àquele navegador específico. Ou seja, digamos que você use o Edge no seu computador, e o Chrome em seu celular. Caso você utilize um gerenciador de senhas de terceiro, você consegue acessar suas senhas de qualquer lugar. Se for um gerenciador de senhas do navegador, não será possível misturar as informações dos navegadores.

Vale ressaltar ainda, que os gerenciadores possuem bons aplicativos para celular e desktop. Dessa forma, facilitam o acesso a senhas, chaves de acesso, Wi-FI, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Geração de senhas aleatórias

Os gerenciadores de senhas dos navegadores, apenas guardam as suas informações de login. Ao contrário de um aplicativo de gerenciar senhas, que além de lembrar das mesmas, ainda pode gerar automaticamente novas fortes senhas - no momento em que você está criando ou conta, ou alterando uma conta existente.

Os navegadores Chrome e Safari estão iniciando o processo de criação de senhas. Porém, ainda não são tão eficazes quanto os aplicativos de gerenciador. É dito isso, pois os aplicativos também podem controlar quanto tempo a senha tem, e que tipo de caracteres ela contém.

Compartilhamento fácil de senhas

Outra vantagem que os programas têm sobre os navegadores, é que os primeiros tem fáceis recursos de compartilhamento de senhas. Exemplo: digamos que você quer compartilhar sua senha da Netflix com familiares. Por meio do aplicativo, você pode compartilhar a senha, e dar acesso a todos os envolvidos. E caso você atualize a senha de acesso, ela mudará para os demais também.

Já nos navegadores, o que você pode fazer, é mandar uma mensagem de texto, e-mail, whatsapp, com a sua senha - o que nem de perto é seguro fazer. Além disso, caso você altere a senha e não informe as demais pessoas, as mesmas ficarão sem acesso. Os recursos de compartilhamento de senhas são uma ótima maneira de compartilhar contas domésticas.

Avisos sobre senhas perigosas

O desafio de segurança do LastPass e o WatchTower do 1Password, são exemplos de avisos incorporados dos gerenciadores de senha por aplicativo. Eles avisam quando a sua senha é fraca, ou quando já a utilizou alguma vez. Além disso, apontam pra você, quando uma de suas senhas aparecer em um banco de dados de senhas vazadas. Dessa forma, você pode estar sempre de olho na proteção de suas conta digitais.

Isso faz, com que não seja necessário um terceiro servio para verificar se sua senha já foi roubada ou não. Os navegadores também estão introduzindo esse recurso, como o Google. Porém, ainda não é tão poderoso quanto um gerenciador de senhas.

Armazenando além de senhas

Outra ferramenta que os gerenciadores de senha possuem, é a possibilidade de armazenar não apenas senhas, mas também notas seguras. Inclusive, você pode até inserir anexos de arquivos ao seu aplicativo. Isso permite, que você armazene documentos fiscais, cópias digitaliadas de passaporte, carteira de motorista, e demais documentos e informações confidenciais.

Para conseguir armazenar esse tipo de arquivos de forma segura, você pode criar arquivos de arquivos criptografados. E assim, pode carregá-los em um serviço de armazenamento em nuvem.

Da mesma forma, você pode armazenar todos os tipos de informações e documentos confidenciais, e compartilhá-los com qualquer pessoa que precise de acesso.

Possibilidade de fazer um switch

Sim, é notável que o navegador de web venha tentando crescer e se tornar mais eficaz no que diz respeito a sua segurança e armazenamento de senhas. Porém, é inegável que os gerenciadores de senha são muito mais poderosos.

Por isso, caso atualmente você faça uso do controle e armazenamento de senhas por meio do navegador, saiba que é possível mudar para um gerenciador. Ao fazer isso, você pode importar todos os nomes de usuário e senhas.

Afinal, os gerenciadores de senhas são seguros?

Em todos os tópicos acima, descrevemos para você, porque os programas de gerenciamento de senha são muito mais eficazes que os de navegadores de web. Embora pareça estranho pensar em suas senhas em um único programa, acredite: essa é a forma mais segura de manter suas contas e senhas protegidas no mundo virtual.