O navegador Google Chrome é autossuficiente, quanto se trata de atualização. É dito isso, pois ele se atualiza automaticamente. Não existe uma maneira fácil de desativar as atualizações automáticas, mas você pode fazê-lo de várias maneiras. Porém, não é recomendado que você faça isso.

Atualizações do Chrome

O Google possui um bom histórico no que diz respeito à atualizações de segurança para o Chrome. Esse, foi lançado originalmente em 2008. Agora, passados 13 anos de sua criação, é difícil apontar até mesmo um exemplo de um bug catastrófico que tenha causado problemas sérios. (Ao contrário do sistema operacional Windows 10. O mesmo já teve vários bugs de atualização notáveis nos últimos anos.)

As atualizações do Chrome ocorrem constantemente e automaticamente. A cada seis semanas, o Google geralmente atualiza o Chrome com as principais novas versões. Já as atualizações menores, que corrigem falhas de segurança e outros problemas, chegam com mais frequência do que isso.

A maioria das pessoas quase nunca nota essas atualizações. O Chrome se atualiza automaticamente em segundo plano. Se você deixar o Chrome aberto por um tempo, o Chrome pode pedir que você reinicie seu navegador quando tiver uma chance, mas ele não se reiniciará automaticamente.

Sobre as falhas de segurança do navegador

Sendo assim, o Chrome é perfeito? A resposta é não. Assim como os demais navegadores da Web, o Chrome está repleto de bugs que demandam atenção. E esses, não estão relacionados à atualizações, e sim às falhas de segurança.

Embora os navegadores atuais sejam complexos, ocorrem falhas de segurança regularmente nos mesmos. Por isso, o Google e os outros desenvolvedores de navegadores, disponibilizam com frequência, atualizações para corrigir buracos encontrados.

Caso deseje utilizar um navegador sem patches de segurança atualizados regularmente, você estará usando o Chrome vulnerável a ataques. Se você abrir um siste malicioso, pode comprometer seriamente o seu navegador, e instalar malwares no seu computador.

Essa é a principal função dos patches de segurança: proteger você. E é por isso que o Chrome os instala frequentemente. Se a desativação de atualizações automáticas for feita, Chrome não poderá instalar esses patches de segurança.

Não deseja as atualizações automáticas do Chrome? Saiba o que fazer

Deseja que o Google Chrome pare de realizar as atualizações automáticas? Quer aprová-las antes de instalá-las? Ou prefere remover o Google Updater do seu computador? Caso você se encaixe numa dessas opções, recomendamos que mude para outro navegador. Abaixo, seguem algumas boas alternativas que são mais flexíveis que o Chrome:

  • Caso você deseje aprovar manualmente as atualizações do seu navegador, utilize o Mozilla Firefox. Ele instala automaticamente as atualizações por padrão. Porém se você quiser, pode aprovar as atualizações a ser instaladas manualmente. No Firefox, vá em menu > Opções > Geral > Permitir que o Firefox > Verificar atualizações, mas deixe você optar por instalá-las.
  • Para novos recursos menos frequentes e atualizações de interface, a melhor opção é o Mozilla Firefox ESR. As grandes atualizações ocorrem a cada 42 semanas - ao contrário do Chrome que é a cada 6 semanas.
  • Se estiver procurando um navegador parecido com o Chrome, sem usar o Updater do Google, experimente o novo Microsoft Edge. Ele se atualiza automaticamente como o Chrome, mas usa o updater da Microsoft em vez do do Google.

Independente do navegador que você escolher, é extremamente necessário e importante, que os patches de segurança estejam atualizados. É dito isso, pois é muito perigoso usar um navegador desatualizado, cheio de falhas de segurança.