O termo privado é muito relativo. Essa afirmação fica clara, quando pensamos em uma navegação privada. Essa é a configuração em um navegador da web, que, em teoria, permite que você oculte o seu histórico de outras pessoas que possam usar o mesmo computador.

Mesmo que o modo privado possa encobrir suas atividades de certa forma, ainda assim, há modos de rastrear suas ações. E isso pode ser feito, não só por pessoas da sua rede, mas também pelo seu isp, pelo governo e até mesmo por hackers.

O que é o modo de navegação privada?

Modo privado de navegação na web.
Modo privado de navegação na web.

Antes de mais nada, vamos falar sobre o que vem a ser o modo de navegação privada. Esse recurso, surgiu pela primeira vez em 2005, no navegador Safari da Apple. Não demorou muito para que fornecedores de navegadores rivais, como Google e Mozilla, seguissem o exemplo. Logo, tornou-se um componente padrão para qualquer navegador da web.

A navegação privada cria efetivamente uma sessão de navegação separada que está isolada da principal. Todos os sites que você visitar não ficarão registrados na história do seu dispositivo. Se você fizer login em um site no modo privado, o cookie não será salvo quando você fecha a janela.

Dessa forma, as guias de navegação privadas não podem acessar cookies que você usa na sessão principal. Por exemplo, se você fizer login no Facebook e, em seguida, entrar no modo anônimo, você terá que fazer login novamente.

Isso torna um pouco mais difícil para sites de terceiros rastrear sua atividade enquanto estiver no modo anônimo. Ele também permite que você acesse facilmente várias contas da Web simultaneamente.

Como bônus, também se torna mais fácil contornar os chamados "paywalls suaves" — sites nos quais você tem acesso a algumas páginas antes de ser solicitado a fazer login ou se inscrever.

Os limites do modo privado

Navegadores que oferecem um modo privado muitas vezes se esforçam muito para enfatizar que não é uma proteção total. Na melhor das hipóteses, fornece uma fina camada de privacidade para pessoas que trabalham, por meio de suas redes domésticas privadas.

O modo privado não impede que os administradores de redes corporativas ou educacionais mantenham o controle sobre sua atividade. Isso também não impede necessariamente alguém de espionar seus hábitos de navegação, se você estiver usando um hotspot público em um café ou restaurante.

Dessa forma, a navegação privada se preocupa exclusivamente com a forma como os dados de atividade de navegação são armazenados em seu dispositivo pessoal, e não com sua transmissão através de uma rede.

Além disso, há maneiras pelas quais a navegação privada pode ser corrompida. Se o computador estiver infectado por malware que rastreia o tráfego de rede e as solicitações de DNS, o modo privado não poderá ajudá-lo. Ele também não pode vencer técnicas de "impressão digital", nas quais terceiros (geralmente redes de publicidade) tentam determinar recursos distintos do seu computador para rastrear sua atividade em uma rede.

A impressão digital é um fenômeno interessante. Parece atrair menos atenção do que malware e trojans, apesar de sua capacidade de identificar indivíduos com precisão surpreendente. À medida que você navega na internet, sites de terceiros podem obter informações sobre o seu computador, incluindo seu fuso horário, a resolução do display, o navegador, plugins e linguagem que você usa, e assim por diante.

A privacidade online é ainda real?

O que a "privacidade" eletrônica realmente significa, e se é mesmo uma perspectiva real na internet são tópicos importantes para explorar. Nos termos mais simples, a privacidade na internet indica a capacidade de se comunicar e navegar sem que um terceiro de fora, seja capaz de observar nossas atividades. Atualmente, enfrentamos uma diversidade de potentes barreiras para isso.

E aqueles que operam sua rede e seu ISP? E não se esqueça do seu governo. Há também a indústria de tecnologia de anúncios, que fornece anúncios direcionados com precisão através de sistemas de rastreamento sofisticados.

A Internet é um panóptico. Sim, a indústria VPN promete oferecer privacidade se você investir em seus produtos, mas não há bala de prata. A verdadeira privacidade parece ilusória. O melhor que você pode esperar é algo que se aproxime desse padrão elevado. Para chegar lá, você também terá, inevitavelmente, que investir tempo e dinheiro e estar preparado para sofrer uma experiência de navegação degradada.

Quer impedir que seu administrador de rede veja o que você está fazendo? Bem, você precisará de uma VPN — e certifique-se de que é uma que não mantém registros. Mas e os rastreadores? Você vai precisar de um plugin para isso. Para ser realmente seguro, desabilite o JavaScript inteiramente. Claro, isso vai impedir que muitos sites funcionem corretamente, mas também vai parar esses scripts de impressão digital desagradáveis.

São medidas extremas, algo que recomendamos, por razões óbvias. No entanto, eles ilustram o fato de que a privacidade na internet não é em preto e branco. Em vez disso, é um espectro de sombras.