Provavelmente você deve estar se perguntando, que atualização é essa? Temos uma nova opção para ativar, o que é chamado de "modo apenas HTTPS". Nesse modo, o Firefox tentará estabelecer uma conexão HTTPS com cada site, em vez de uma conexão HTTP um pouco menos segura. Nos casos em que os sites não suportam o HTTPS, o Firefox pedirá sua permissão antes de se conectar ao site.

"A segurança na web é importante", explicou a empresa em uma postagem no blog que descreve o novo recurso. "Sempre que você se conecta a uma página da web e insere uma senha, um número de cartão de crédito ou outras informações confidenciais, você deseja ter certeza de que essas informações serão mantidas em segurança".

Para resumir um pouco as coisas, o protocolo de transferência de hipertexto ou simplesmente HTTP, para abreviar, é o protocolo padrão que navegadores da web, sites e servidores usam para se comunicar. É uma peça fundamental da tecnologia, mas, infelizmente, os dados que são transferidos por meio de HTTP não são criptografados, o que é uma má notícia se malfeitores (ou, às vezes, pesquisadores de segurança) interceptarem esses dados.

Enquanto isso, o HTTPS adiciona uma camada de criptografia, o que ajuda a manter os dados seguros se algum malfeitor estiver espionando esses mesmos pacotes de dados enquanto eles se movem entre navegadores e servidores.

O protocolo HTTPS não é perfeito de forma alguma e analistas de segurança cibernética apontaram que cepas populares de malware estão evoluindo para serem indetectáveis, mesmo neste ambiente um pouco mais seguro.

Mas migrar um determinado site de HTTP para HTTPS é uma maneira fácil de manter os visitantes do site protegidos de algumas manobras básicas de hackers e está rapidamente se tornando o padrão para navegar na web. A partir deste mês, pouco mais de dois terços dos sites na web usam o padrão mais seguro como padrão.

A empresa acrescentou que há casos em que um site que usa HTTPS pode estar abrigando uma imagem ou vídeo que usa o padrão HTTP, o que significa que esses sites podem parecer meio estranhos ou até mesmo funcionar mal neste novo modo. Em casos como esse, os usuários do Firefox podem desativar suas conexões apenas HTTPS clicando no ícone de cadeado na barra de endereço.

O novo recurso HTTPS do Firefox mesmo após a atualização é desabilitado por padrão, mas os usuários podem ativá-lo na guia privacidade e segurança na página de opções do Firefox. Se o seu navegador Firefox não for atualizado automaticamente, você pode baixar a versão mais recente e experimentar o novo recurso aqui.

Atualize o Firefox

Clique no botão de menu, clique em Ajuda e selecione Sobre o Firefox. A janela Sobre o Mozilla Firefox é aberta. O Firefox irá verificar se há atualizações e baixá-las automaticamente. Quando o download for concluído, clique em Reinicie para atualizar o Firefox.