O Microsoft Edge se tornou o segundo navegador Web para desktop mais popular, com base no uso, deixando para trás o Mozilla Firefox, segundo a NetMarketShare.

Este relatório diz que o Microsoft Edge possuía 7,59% de participação de mercado em março, um pouco acima dos 7,19% do Firefox. É a primeira vez que o Microsoft Edge supera o Mozilla Firefox em termos de participação de mercado.

No entanto, esses dois navegadores ainda estão muito atrás do Google Chrome, que detinha uma participação de mercado de 68,5% no mês passado. O relatório também menciona o alcance de alguns outros navegadores populares, como o Safari e o Opera, da Apple.

Os dados compartilhados pela NetMarketShare mostram a participação de mercado de vários navegadores da Web nos últimos um ano. Isso inclui o Internet Explorer, Safari, QQ, Opera, UC Browser e alguns outros.

Pesquisa mostra Microsoft Edge passando o Mozilla Firefox no ranking de navegadores mais populares
Pesquisa mostra Microsoft Edge passando o Mozilla Firefox no ranking de navegadores mais populares

Em abril de 2019, o Microsoft Edge tinha uma participação de mercado de 5,53%, enquanto o Firefox estava em 10,23%. Os dois chegaram mais perto em fevereiro, com o Edge com 7,38% do Firefox, com 7,57%.

Finalmente, os dados de março mostram que o Microsoft Edge assumiu a liderança com 7,59% da participação de mercado de 7,19% do Firefox. Embora essa não seja uma vantagem significativa, ela mostra que a base de usuários do Microsoft Edge aumentou constantemente ao longo do ano passado, enquanto o Firefox perdeu alguns de seus usuários.

O Microsoft Edge pode ter assumido a liderança para se tornar o segundo navegador da Web para desktop mais popular, porque é o padrão do Windows. O Windows 10 atingiu recentemente um novo marco em ser usado por mais de 1 bilhão de usuários. Além disso, a versão do Edge baseada no Chromium permite o uso de extensões da Chrome Web Store.

Os outros navegadores da lista compartilhada pela NetMarketShare são o Internet Explorer, que ainda detém 5,87% do mercado, seguido pelo Safari, com 3,62%, e o Opera, com 1,14%.

Isso é bastante interessante, já que no mês passado, foi relatado que o navegador da Microsoft, baseado no Chromium, Edge era o menos seguro quando comparado a outros navegadores populares.

A pesquisa descobriu que o Edge envia identificadores vinculados ao hardware do dispositivo e detalhes de páginas da Web visitadas pelos usuários para servidores de back-end. Isso não acontece com o Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Brave Browser e Yandex Browser.

Mas noticiamos aqui várias novas funções e recursos que já devem estar chegando para a versão final do Microsoft Edge.