Microsoft anunciou a aposentadoria do Internet Explorer, seu navegador veterano que dominou o mundo por muitos anos. Lançado em 1995, o Internet Explorer foi o principal navegador utilizado no planeta até o final da década de 2000.

Em um post de blog, a Microsoft anunciou as datas de aposentadoria do navegador, que tem sido um produto básico da Microsoft desde sua chegada nos anos 90, quando derrubou o Netscape Navigator de sua posição de navegador líder de seu tempo. Os navegadores que se tornaram seus concorrentes demoraram para chegar. Firefox da Mozilla só foi lançado em 2004, enquanto o navegador Google Chrome só foi lançado em 2008.

A Microsoft confirmou que a partir de 30 de novembro de 2020, o Microsoft Teams deixará de oferecer suporte ao Internet Explorer. Então, em 9 de março de 2021, o Microsoft Edge Legacy chegará ao fim (Edge Legacy é o navegador Edge HTML que atualmente é o navegador padrão no Windows 10).

Para o Internet Explorer 11, o final real de sua odisséia de 26 anos chegará em 17 de agosto de 2021, quando os aplicativos e serviços do Microsoft 365 não serão mais compatíveis.

"Isso significa que após as datas acima, os clientes terão uma experiência degradada ou não conseguirão se conectar aos aplicativos e serviços do Microsoft 365 no IE 11", escreveu a Microsoft. "Para experiências degradadas, novos recursos do Microsoft 365 não estarão disponíveis ou certos recursos podem parar de funcionar ao acessar o aplicativo ou serviço via IE 11."

"Embora saibamos que essa mudança será difícil para alguns clientes, acreditamos que os clientes tirarão o máximo proveito do Microsoft 365 ao usar o novo Microsoft Edge", acrescentou. "Estamos empenhados em ajudar a tornar esta transição o mais suave possível."

O Internet Explorer 11 (IE11) foi lançado em 2013, mas muita coisa mudou nos últimos sete anos, com o mundo online se tornando cada vez mais sofisticado e a chegada de padrões abertos da web (HTML5 etc).

Mas a Microsoft queria que os usuários soubessem que o Internet Explorer não vai desaparecer totalmente, já que 2,76% - de acordo com o Stat Counter - ainda usam o navegador antigo.

"Entendemos a necessidade de 'fazer mais com menos' no novo ambiente de negócios", disse Redmond. "Nas datas listadas acima, os clientes não devem mais acessar os aplicativos e serviços do Microsoft 365 usando o IE 11, mas queremos deixar claro que o IE 11 não vai desaparecer e que os próprios aplicativos e investimentos do IE 11 herdados dos nossos clientes continuarão a trabalho."

A aposentadoria do Internet Explorer está prevista desde o final de 2015, quando a Microsoft começou a alertar os clientes de que o suporte para versões mais antigas do Internet Explorer seria eliminado. Em janeiro de 2016, a Microsoft parou oficialmente de oferecer suporte ao Internet Explorer 8, 9 e 10.