A corrida pela rede 5G já iniciou. Nesta semana, as maiores operadoras da Coreia do Sul ativaram as primeiras redes de 5G para celulares. Assim, para se tornarem os primeiros no mundo a oferecerem a tecnologia, os coreanos anteciparam o lançamento. A ideia é fornecer velocidades até 20 vezes maiores que o 4G e baixa latência para aplicações de inteligência artificial e realidade virtual.

A estreia estava programada para acontecer nesta sexta-feira (05), juntamente com o lançamento do Samsung Galaxy S10 5G, porém os coreanos quiseram ficar à frente dos americanos. Nos Estados Unidos, o 5G é ofertado para conexões domésticas, e a versão móvel deve chegar somente na próxima semana através da Verizon.

Coreia lança primeiras redes 5G direcionadas para celulares.
Coreia lança primeiras redes 5G direcionadas para celulares.

Na Coreia do Sul, o 5G móvel foi ativado simultaneamente às 23 horas (horário local) de 3 de abril de 2019 pelas operadoras SKT, KT e LG U+, as maiores do país. Até então, apenas um aparelho é compatível com o 5G coreano. O LG V50 ThinQ deve chegar somente no final do mês.

Até o final do ano, mais de 3 milhões de sul-coreanos devem migrar para a nova tecnologia. As operadoras devem fazer um investimento de US$ 2,6 bilhões.

E no Brasil?

A pergunta que não quer calar é quando a rede 5G será disponibilizada no Brasil. Por aqui, conforme já sabemos, o atraso ainda é grande. O leilão de frequências deve ser feito pela Anatel em março de 2020. Somente após isso começaremos a ver os primeiros sinais da tecnologia. Vamos aguardar!