Quem já passou dos 30 anos, como eu, deve lembrar muito bem dos primórdios da internet. Inicialmente, poucos tiveram acesso ao serviço, felizmente eu tive a sorte de acompanhar as novidades e o progresso do mundo virtual.

Navegar pela internet, atualmente, é algo natural e necessário, sendo que boa parte da população mundial já tem acesso à web. O público mais jovem, diferente de nós (acima dos 30 anos) parece já ter nascido com tais informações de acesso à rede.

O protocolo que acabou formalizando a internet está completando 30 anos, sendo que o seu inventor foi o cientista inglês Tim Berners-Lee. Ele inventou uma série de regras para que programas de computadores chamados navegadores pudessem acessar informações organizadas em páginas, os websites.Estas páginas podem conter textos, imagens, vídeos e ainda ser linkados uma às outras.A web foi o primeiro passo para a chegada da internet para um público maior de pessoas.

World Wide Web completa 30 anos.
World Wide Web completa 30 anos.

Grandes empresas como Google, Facebook, YouTube, Netflix, Twitter, entre outras, nasceram na web, e somente após passaram a fazer parte dos dispositivos móveis.

Nem tudo é festa

Nesta terça-feira (12) a World Wide Web está completando 30 anos, e mesmo que ela tenha chegado para facilitar a transmissão de informações, sendo bastante útil para a humanidade, nem tudo são flores. Muitos problemas ainda precisam ser consertados, conforme diz Tim Berners-Lee, seu criador.

"Hoje, 30 anos após minha proposta original para um sistema de gerenciamento de informações, metade do mundo está online. É um momento para celebrar até onde nós chegamos, mas também uma oportunidade para refletir aonde ainda temos que chegar", afirmou Berners-Lee, em carta. "A web se tornou uma praça pública, uma biblioteca, uma clínica médica, um shopping, uma escola, um estúdio de design, um escritório, um banco e muito mais. Claro que a cada nova característica, a cada novo website, a distância entre aqueles que estão on-line e aqueles que não estão aumenta, tornando ainda mais imperativo fazer a web acessível para todos".

Apesar de todas as oportunidades que a web abriu, ela também "criou oportunidades para golpistas, deu voz aqueles que espalham o ódio e tornou todos os tipos de crime mais fáceis de serem cometidos".

Para resolver as várias questões relacionadas aos problemas da web, Berners-Lee defende a criação de um Contrato para a Web, com a participação de governos, companhias e cidadãos. De acordo com ele, os governos precisam "traduzir novas leis e regulações para a era digital".

Agora, com o passar do tempo a tendência é que web e internet acabem se tornando sinônimo. Deste modo, uma estará centrada na outra e ambas farão parte da rotina dos usuários. A web deverá descentralizar dos computadores e se tornar mais presente nos dispositivos móveis.

Fonte: Folha