No geral, o acesso à internet via ponto de acesso Wi-Fi costuma ter uma conexão mais rápida do que banda larga móvel. Muitos smartphones, como iPhone, por exemplo, entram automaticamente na rede Wi-Fi conhecida mais próxima devido a ideia de ser mais veloz. Porém, conforme um estudo recente, a suposição não é verdadeira em vários locais do mundo.

A Open Signal, empresa especializada no mapeamento de cobertura sem fio, realizou um estudo de 80 países que mostrou que a Internet móvel é a mais veloz que o ponto de acesso Wi-Fi médio em 33 países. Exemplos disso incluem a Austrália, Líbano, Grécia e Mianmar, em que a banda larga móvel é geralmente de 10 a 12 Mpbs mais rápida que o ponto de acesso Wi-Fi médio.

Banda larga móvel é mais veloz que Wi-Fi em 33 países.
Banda larga móvel é mais veloz que Wi-Fi em 33 países.

Conforme o relatório, várias razões explicam o fato, incluindo a facilidade de implantação da célula sobre a colocação de cabos.

Nos lugares em que a banda larga costuma ser mais rápida e mais disponível, como os Estados Unidos, Cingapura e Hong Kong, o Wi-Fi ainda lidera as redes móveis.

Considerando alguns anos atrás, a ideia do Wi-Fi ser mais veloz e também oferecer uma melhor experiência ao usuário era justificada. Grande parte dos planos de dados cobrava mais se os usuários ultrapassassem os seus limites mensais, e as rede 2G e 3G eram mais lentas do que as redes LTE que temos hoje em dia.

"O Wi-Fi não tem mais uma vantagem garantida em relação à mobilidade na experiência de velocidade que oferece aos usuários de smartphones", diz o relatório. "Operadoras, fabricantes de dispositivos e consumidores precisam alterar o relacionamento que têm com Wi-Fi e dispositivos móveis para refletir as melhorias na experiência móvel agora e no futuro imediato de 5G".

Fonte: The Verge