No início deste ano, a AT & T prometeu que iria lançar uma rede 5G baseada em padrões ainda em 2018. Agora, o CEO John Donovan confirmou esse planos, prometendo que a rede seria lançada "nas próximas semanas".

A novidade seria uma autentica rede 5G de próxima geração, ao contrário da rede "5G Evolution" que foi lançada no ano passado, que basicamente apresentou melhorias na 4G LTE.

Vale mencionar que a AT & T vem testando a sua rede desde fevereiro e ao que tudo indica, irá mesmo cumprir com o que prometeu no início de 2018.

A Verizon acabou ultrapassando a AT & T com o lançamento da rede 5G nos Estados Unidos para as cidades de Houston, Indianápolis, Los Angeles e Sacramento ainda no início de outubro. A rede atual da Verizon é uma rede fixa de 5G para Internet residencial fixa, não direcionada aos aparelhos móveis, como os celulares.

A rede da AT & T, no entanto, seria a primeira rede dos Estados Unidos a lançar totalmente um sistema 5G NR baseado em padrões 3GPP, como também uma rede móvel, mesmo que ainda não haja dispositivos que suportem a rede.

AT&T afirma que sua rede 5G será lançada em breve.
AT&T afirma que sua rede 5G será lançada em breve.

A rede móvel de quinta geração deverá iniciar pelo menos em "partes de 12 cidades", sendo Atlanta, Houston, Nova Orleans, Oklahoma City e Dallas, disse a AT & T. Mais sete deverão começar a oferecer o serviço no começo de 2019, incluindo Las Vegas, Los Angeles, San Francisco e Orlando.

Rede 5G

A rede 5G deverá trazer muitas melhorias, representando a futura geração de telecomunicação móvel.  A tecnologia irá permitir velocidades de download superiores a 1 Gbps (gigabits por segundo) e ainda um maior foco nos produtos conectados.

No Brasil, a expectativa é que a rede 5G seja implantada mais tarde do que nos países desenvolvidos, tudo isso em razão de uma falta de infraestrutura adequada.

"O 5G abre mais oportunidades do que a nossa sociedade jamais vislumbrou, transformando conectividade em possibilidades para todo mundo", afirmou Ronan Dunne, presidente da Verizon, durante o Mobile World Congress, realizado em San Francisco, nos EUA, no início do ano.

Fonte: The Verge