Atualmente, os usuários não possuem controle total sobre todos os dados que são compartilhados na internet. A novidade da vez é que, Sir Tim Berners-Lee, criador da world wide web no final dos anos 80, está investindo em uma startup que tem como objetivo ajudar as pessoas no controle de dados, o que poderá ser a internet do futuro.

Chamada de Inrupt, a empresa tem como maior oferta a Solid, uma plataforma que permite ao usuário decidir como quer armazenar os seus dados, incluindo contatos, fotos, biblioteca de músicas, entre outras coisas.

"Eu sempre acreditei que a web é para todos. É por isto que eu e outros brigamos ferozmente para protegê-la. As mudanças que conseguimos trazer criaram um mundo melhor e mais conectado, mas apesar de tudo de bom que alcançamos, a web evoluiu em uma máquina de iniquidade e divisão; controlada por forças poderosas que a usam para seus próprios objetivos", disse Sir Tim Berners-Lee, em um post chamado "Um Pequeno Passo para a Web...".

"Hoje, eu acredito que chegamos a um ponto crítico, e que uma mudança poderosa para melhor é possível —  e necessária. É por isto que eu tenho, através dos últimos anos, trabalhado com pessoas no MIT e em outros lugares para desenvolver o Solid, um projeto open-source para restaurar o poder e a agência dos indivíduos na web."

Sir Tim Berners-Lee quer devolver controle de dados para os usuários da internet.
Sir Tim Berners-Lee quer devolver controle de dados para os usuários da internet.

"O Solid é como vamos evoluir a web para poder restaurar o balanço — ao dar para cada um de nós um controle total sobre dados, pessoais ou não, de forma revolucionária. O Solid é uma plataforma, criada usando a web atual. Ela dá a cada usuário uma escolha sobre onde seus dados estão armazenados, que pessoas e grupos específicos podem acessar certos elementos, e que aplicativos você usa."

Os dados acabam sendo armazenados em um Solid POD, que é em tese um local seguro em um servidor hospedado ou em um servidor que o próprio usuário executa. Também é possível se inscrever para utilizar aplicativos no ecossistema Solid, que ainda estão em andamento. Em suma, será possível ver praticamente todos serviços online através da plataforma.

Vale mencionar que uma vez que as empresas armazenam os dados dos usuários, elas podem decidir o que fazer com eles.

 "As pessoas querem uma web na qual possam confiar. As pessoas querem aplicativos que os ajudem fazendo o que eles precisam  —  sem que as espionem. Apps que não tenham motivos para distraí-los com proposições de comprar isto ou aquilo. As pessoas pagam por este tipo de qualidade e segurança", disse Sir Tim Berners-Lee sobre o Solid.

Fonte: MeioBit  The Next Web