A ZTE retorna ao mercado, após se ver obrigada a parar com as suas atividades para se defender das ameaças de sanções do governo Trump. No Brasil, a companhia está fechando contratos para comercializar a sua linha de equipamentos Gpon voltados para o segmento de ISPs em parceria com a Multilaser.

Para entender melhor, em abril deste ano o Departamento do Comércio dos Estados Unidos acabou proibindo companhias americanas de venderem tecnologia para a ZTE, isso porque uma investigação teria apontado que a ZTE estaria revendendo tecnologia americana para o Irã, o que é proibido, forçando assim o governo americano a aplicar as devidas sanções comerciais.

Para solucionar o problema, a ZTE acabou por demitir os executivos envolvidos neste processo e negociou o pagamento de US$ 1,2 bilhão em multas. Porém, como a companhia não teria cumprido com o prometido, o governo de Trump optou por aplicar sanções, uma vez que os executivos que deveriam ter sido demitidos permaneciam em seus cargos e ainda recebiam bônus sobre produtividade.

Na sequência, em maio deste ano, a ZTE comunicou que estava suspendendo a grande maioria das suas operações em todo o mundo por conta das sanções americanas. Com isso, a companhia chinesa informou que pretendia se concentrar na solução deste problema. Contudo, logo em seguida, Donald Trump informou que a proibição de compra de componentes seria extinta por enquanto, mas que novas multas seriam aplicadas a empresa, assim como exigia a demissão de todo o seu comando. A multa resultou em US$ 1,3 trilhão.

Parceria entre ZTE e Multilaser resulta na linha  Multilaser Pro by ZTE.
Parceria entre ZTE e Multilaser resulta na linha Multilaser Pro by ZTE.

Já em julho a ZTE restabeleceu as suas negociações em diversos países. No mercado brasileiro, a companhia firmou acordo com a Multilaser, para área de provedores regionais. Além disso, também retornaram os planos de produção local de determinados modelos na fábrica da Multilaser, em Minas Gerais.

A parceria entre a ZTE e a Multilaser resultou na linha de produtos para ISPs, Multilaser Pro by ZTE. No Brasil, está sendo oferecido um dos principais produtos de acesso óptico da linha, OLT GPON ZXA10 C320, com capacidade de atendimento de até 4096 clientes, além da C300 que conta com estrutura escalável chegando a atingir cerca de 28.672 assinantes e a ONU GPON F601, F612W e ZXHN.

Nós do Oficina da Net entramos em contato com a Multilaser que nos comunicou:

"A Multilaser anuncia ainda a parceria com a ZTE - empresa líder global de equipamentos de telecomunicações e soluções de rede -, uma das maiores companhias do mundo a fornecer a tecnologia GPON, diferencial dos produtos da nova linha. Com isso, nasce a marca MULTILASER PRO by ZTE, união da experiência do mercado nacional, logística, desenvolvimento de produtos, suporte e garantia por parte da Multilaser, e, por parte da ZTE, referência e tecnologia em soluções FTTx.".

Agora nos resta aguardar para saber se ela tem interesse em expandir também para os smartphones.