Já faz tempo que as criptomoedas deixaram de ser novidade. Com sua popularização, o alto valor do Bitcoin e a ascensão de outras moedas digitais, essa tecnologia descentralizada está crescendo nas transações rotineiras na internet.

De acordo com o investidor Fred Wilson, a popularização em massa dos pagamentos com as criptomoedas não deve demorar para acontecer. "Veremos pagamentos e transferências de dinheiro fluindo pela internet do mesmo jeito que nós vemos conteúdo e informações fluindo nos dias de hoje", completa o investidor.

Alguns são ainda mais otimistas quanto ao futuro das moedas digitais e seu uso. Para Wavrinets Cermak, especialista em Bitcoin da American Skidmore College, logo as criptomoedas circularão com regularidade bem maior. Segundo ele, os níveis de volatilidade estão caindo e podem atingir os mesmos das moedas fiduciárias até 2020.

Bitcoin

O mercado da moda e dos acessórios de luxo são segmentos que largaram na frente e já incorporaram essa nova realidade financeira. Nos Estados Unidos, lojas online de roupa como Girl Meets Dress, Stylzoo e Youngcaptive são algumas do ramo que aceitam as criptomoedas como forma de pagamento. No Brasil, essa tendência está chegando. Neste ano, a marca de roupa masculina Reserva anunciou que está trabalhando com a Bitcoin como método de pagamento. "Não aceitar o Bitcoin é se negar a enxergar o novo e belo lugar para onde o mundo vai. Além disso, a decisão, apesar de pioneira, nos parece quase óbvia", disse Rony Meisler, presidente do Grupo Reserva.

Já no ramo dos acessórios luxuosos, a Rolex, referência histórica nos relógios de luxo, também pode ser comprado através das moedas digitais. Em 2016, a empresa Javy Estrella abriu essa opção e foi seguida por outras relojoarias do mercado internacional.

Comprar passagens de avião pela internet também é uma realidade muito funcional por meio das criptomoedas. No início do ano, a empresa Bitnet e a Universal Air Travel Plan (UATP) assinaram um acordo que permitiu com que 260 companhias aéreas aceitassem o Bitcoin como forma de pagamento. Entre essas empresas, estão algumas famosas como United Airlines, Qantas Airways, American Airlines, Etihad Airlines e outras.

De acordo com o site 99 Bitcoins, o acordo da Bitnet com a UATP abriu um caminho promissor das companhias aéreas com essa nova tecnologia e isso deve ser seguido por outras áreas da economia.

Na plataforma do e-commerce, as criptomoedas também estão em alta. A Shopify é um dos maiores exemplos disso, assim como a Etsy — empresa alternativa de vendas online que é vitrine para muitos produtos artesanais.

O uso das moedas digitais no mercado do varejo online já é bem popular nos Estados Unidos e no Japão, e movimenta boa parte das transações. Isso é impulsionado pelo fato de que o dólar e o iene são as duas moedas mais utilizadas na compra das criptomoedas.

O uso das criptomoedas também se estende para o poker online. Nesse ramo, a nova tendência é o uso dessa tecnologia como método de saque e depósito. Isso está evidente na nova empresa que trabalha dessa maneira, a Coin Poker, que teve todas suas funcionalidades inauguradas neste ano. Nesse sistema, é possível utilizar várias carteiras digitais compatíveis com o Ethereum.

No ramo dos games, a popularidade das criptomoedas também é alta. De acordo com Ronald Flynn, especialista nesse setor, o mercado online dos videogames deve abraçar as criptomoedas com tudo: "Os games são muito receptíveis as novidades. Esse é um setor que vai na onda do momento, e as criptomoedas estão sendo muito bem-aceitas pela maioria. Não ficaria surpreso com um boom como aconteceu com as mídias digitais."

Com o rápido avanço das criptomoedas em vários setores da internet, a aceitação do mercado mostra que é só questão de tempo até que as moedas digitais se tornem uma alternativa de pagamento bem comum nas transações online.