A pesquisa anual de um dos maiores fóruns de desenvolvedores e programadores do mundo, o Stack Overflow, de acordo com o Business Insider, constatou em termos demográficos que 92,7% dos entrevistados são do sexo masculino e que 74,2% se consideram brancos. O levantamento também revelou que a preferência na programação fica com a Google e Apple.

Já a linguagem de programação criada pela Mozilla, o Rust, foi pelo terceiro ano consecutivo a escolhida pelos desenvolvedores, com 78,9% de preferência. Enqaunto isso, a linguagem do Google, Go, acabou alçando a preferência de 65,6% de aprovação dos usuários, ocupando o quinto lugar na lista, ultrapassando o Switft da Apple, que ficou em sexto lugar com 65,1% de preferência na pesquisa.

Contudo, quando se fala na Microsoft, os resultados da pesquisa não foram nada satisfatórios, o Visual Base 6 da companhia foi considerada a "mais pavorosa" com 89,9% dos usuários assumindo que não gostam da linguagem.

Joel Spolsky, CEO do Stack Overflow
Joel Spolsky, CEO do Stack Overflow.

Por outro lado, na categoria "mais procurada", 25,1% dos programadores disseram que gostariam de iniciar o estudo sobre a linguagem Python. A grande procura pela linguagem Python se deve ao fato de que a mesma é amigável ao desenvolvimento de inteligência artificial, informou Joel Spolsky, CEO do Stack Overflow.

A partir de um formulário de 30 minutos de resposta, contendo perguntas que partem da análise demográfica até a preferência de plataformas. A pesquisa foi aplicada em 183 países e obteve 101.592 resultados.

A pesquisa também revelou que o mercado de especialistas em machine learning e cientistas de dados está em crescimento, com a quarta maior média de salário revelada na pesquisa, de 102 mil dólares nos Estados Unidos. Os desenvolvedores, confusos com a tecnologia artificial, demonstram uma preocupação com o seu uso no futuro, em que poderá ser utilizada para tomar decisões importantes na sociedade.