A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que o Brasil encerrou o ano de 2016 com 116 milhões de pessoas conectadas á internet, com base nos resultados obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C).

Isso representa que aproximadamente 64,7% da população com idade acima de 10 anos tem acesso à internet. O IBGE, no final do ano passado, já havia divulgado um Pnad Contínua, mas contendo dados sobre domicílios, que neste caso apresentou que aproximadamente 63,3% das casas brasileiras possuem acesso à internet, assim como usufruem de TVs, geladeiras e telefones.

Contudo, a informação divulgada nesta quarta-feira revela quantas pessoas estão conectadas e quais os aparelhos mal utilizados para acessar a rede.

No ano de 2016, a grande maioria das pessoas conectadas à internet são representadas pela população feminina, 65,5% das mulheres tinham acesso contra 63,8% dos homens.  Já em relação a faixa etária, apresentaram maior taxa de conexão os indivíduos com idade entre 18 e 24 anos, cerca de 85%. Em contrapartida, os brasileiros com idade superior aos 60 anos apresentaram um índice significativamente menor, de 25%.

Quanto as regiões, os locais em que a taxa de indivíduos conectados foi menor que a média brasileira foi no Nordeste com 52,3% e no Norte com 54,3%. Por outro lado, o Sudeste apresentou o maior índice, com 72,3% da população com acesso à internet, em seguida o Centro-Oeste com 71,8% e o Sul com 67,9%.

 94,6% da população brasileira faz uso de smartphone
94,6% da população brasileira faz uso de smartphone

Celular é o mais utilizado

O smartphone é o dispositivo mais utilizado para acessar a internet, isso porque conforme dados levantados na pesquisa, o eletrônico é utilizado por 94,6% dos indivíduos, em segundo lugar os computadores com 63,7%, consequentemente os tablets e televisores com índices menores, de 16,4% e 11,3%, respectivamente.

Finalidade

Para conseguir entender melhor este comportamento, a Pnad Contínua averiguou porque os brasileiros navegam na internet ou utilizam serviços conectados. A maior parte da população, ou seja, 94,65% dos internautas, se mantém conectados para trocar mensagens de textos, voz ou imagens através de aplicativos de mensagens instantâneas.

Contudo, a pesquisa também revelou que 76,4% dos brasileiros conectados costumam assistir vídeos, incluindo programas, séries e filmes. Enquanto que 73,3% dos indivíduos usa para conversas por chamadas de voz ou vídeo.

Porém, embora 64,7% da população tenha declarado acessar a internet, aproximadamente 63,3 milhões de pessoas permanecem off-line pela falta de conhecimento sobre as ferramentas online ou simplesmente, pela falta de interesse.