De acordo com pesquisadores da Universidade de Iowa e da Riverside, 30.5% dos websites estão encontrando meios para burlar o Ad Blocking. Muitos deles utilizam scripts com um "bait" para AdBlock pensar que aquilo trata-se de uma propaganda, e assim, após o bloqueio as propagandas verdadeiras acabam sendo incluídas no site.

Estudos anteriores mostravam que os sites já pensavam em burlar o sistema de AdBlocks, porém, eles representavam apenas 5%. Deste modo, conforme os números apontam, está cada vez maior o desejo de banir os anti-anúncios.

Sites adotam sistema de bloqueio de Adblocks.
Sites adotam sistema de bloqueio de Adblocks.

Para quem desconhece, os Adblocks são extensões para navegadores que tem como propósito bloquear as propagandas dos websites, no geral, os que usam pop-up de forma inconveniente, ou mesmo aquela imagem que fica localizada no meio da página atrapalhando a visualização ou a leitura de uma matéria.

Vale mencionar que o Google Chrome recebeu o recurso de bloqueio de modo nativo recentemente. No geral, elas são carregadas com filtros para remover totalmente as propagandas ou mesmo permitir que outra de interesse dos usuários se sobreponha.

Porém, o jogo de bloqueio de anúncios e os anúncios não tem fim. Já que não há interesse aos canais de um bloqueio de anúncios, sempre há meios para burlar os Adblocks, porém, ao mesmo tempo os Adblocks tentam encontrar meios de evoluir na tecnologia e com isso se tornarem cada vez mais eficientes.